A Navteq anunciou, recentemente, a expansão da ferramenta de anúncios para dispositivos móveis, a Location Point. Isso inclui uma parceria com a Research in Motion (RIM) e a Samsung, além da Nokia. De acordo com Mort Greenberg, chefe de vendas e publicidade da Navteq para a América Latina, a publicidade móvel se tornou interessante no Brasil. “Vamos entrar este ano com mais força no Brasil e no México”, ressalta o executivo.

Porém, declarações do presidente da Vivo, no Mobile World Congress, em fevereiro, contrariam um pouco as expectativas sobre o mercado de publicidade móvel. Segundo o jornal Brasil Econômico, Roberto Lima afirma que, para a publicidade pelo celular chegar a um patamar importante no Brasil, vai demorar um pouco.

A Location Point é uma rede de publicidade baseada em localização móvel, entregando anúncios aos usuários de
smartphones quando se encontram nas proximidades de comércios selecionados. A Navteq realizou testes e campanhas comerciais para a Rede de Anúncio Location Point, em 2010. Um projeto europeu para a McDonald’s registrou uma taxa de resposta (click through rate) de 7%.

Para Greenberg, a parceria entre as companhias oferecerá ao usuário mais informações e aproximação com os anunciantes. “Isso também motiva as empresas a colocar novas tecnologias para anunciar os produtos e achar maneiras de inovar cada vez mais”, comenta.