O site Connected World publicou um estudo da ABI Research, empresa especializada em analisar dados do mercado de tecnologia, prevendo que a funcionalidade dos aparelhos GPS – ou seja, a navegação – deverá ser integrada a outros aparelhos, como relógios e roupas. Uma das razões para isso é o declínio das vendas dos dispositivos de navegação pessoal (PNDs, na sigla em inglês), devido principalmente aos aplicativos de navegação para celulares.

Um dado interessante, dentro das expectativas da ABI, é que a divisão fitness da Garmin representou 40% da receita da empresa em 2010. Sem esquecer também da TomTom e da Nike, que também mantém dispositivos voltados aos atletas.

A companhia de pesquisas também afirma que as empresas estão cada vez mais tentadas a entrar nesse mercado, sobretudo as fabricantes de relógios, roupas, acessórios e, é claro, de eletrônicos. Por isso, a categoria de esportes deve trazer um crescimento significativo para a navegação via GPS. Segundo a ABI, deve-se chegar a 2 bilhões de dólares em 2016.

E a Research and Markets também apresentou um estudo que indica o crescimento na comercialização de aparelhos GPS nas Américas Central e do Sul. O relatório informa que as vendas devem chegar a mais de 104 milhões de unidades em 2015.