Foi criado recentemente o Núcleo de Excelência em Desenvolvimento de Sistemas Embarcados para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) e Robôs Táticos Móveis. Com o objetivo de desenvolver um sistema de segurança nas fronteiras da Amazônia e monitorar o meio ambiente por meio de VANTs, o núcleo reunirá profissionais de diversas instituições de pesquisa, não somente do Amazonas, mas de outros estados, para desenvolver projetos em ciência da computação.

As principais ações que serão desenvolvidas pelo projeto serão melhorar processos, métodos e técnicas aplicadas em construção de VANTs e robôs táticos móveis.

Os resultados esperados do projeto, que tem previsão de quatro anos de duração, deixarão o Amazonas numa condição favorável em relação ao controle das fronteiras, uma vez que, nesses locais, ocorrem com frequência o tráfico de drogas, guerrilhas, dentre outras atividades subversivas. Os VANTs vão desempenhar funções estratégicas, como a captura de informações que posteriormente serão processadas e encaminhadas aos órgãos competentes, como a Polícia Federal e o Exército Brasileiro.