A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) acaba de confirmar que não está extinguindo a área de gestão territorial da Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas-SP), como sugerido em artigo publicado esta semana no jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo o comunicado oficial, a gestão territorial e a sustentabilidade da agricultura são a missão da Unidade, que continua desenvolvendo suas atividades e incrementando seus estudos e atuação estratégica em apoio ao Governo Federal.

Embrapa Monitoramento por Satélite (Imagem: Embrapa)
Embrapa Monitoramento por Satélite (Imagem: Embrapa)

De acordo com o anúncio, “a Embrapa Monitoramento por Satélite tem fortalecido suas áreas de pesquisa & desenvolvimento, administração e transferência de tecnologia”. Sobre a área de gestão territorial estratégica, a Embrapa afirma que “novos analistas e colaboradores ampliaram sua capacidade de ação, com base em sua competência em geotecnologias”.

Para 2011, estão previstas novas ações da área de gestão estratégica, entre elas o Zoneamento Ecológico-Econômico do Maranhão, a Plataforma de Apoio à Inovação Agropecuária de Moçambique, o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental de Campinas e o atendimento ao Exército Brasileiro. Além disso, a Embrapa garante que produtos gerados a partir de imagens de satélite serão modernizados e continuarão a apoiar a Presidência da República e os Ministérios.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Embrapa e da Área de Comunicação da Embrapa Monitoramento por Satélite