Benefícios da solução serão discutidos em encontro realizado nos dias 12 e 13 de abril em São Paulo

Desde janeiro passado, as empresas distribuidoras de energia elétrica vêm se adaptando para atender às novas normas regulatórias estabelecidas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), em especial a exigência da implantação de um novo sistema de controle patrimonial dos ativos de rede imobilizados em serviço, além da geração anual do cadastro georreferenciado completo das linhas e redes de distribuição, de acordo com um modelo de dados padrão para as concessionárias de distribuição.

Para minimizar o impacto das mudanças contidas nas novas resoluções, a Imagem, empresa líder do mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) na América Latina, oferece o Portal GIS Regulatório, uma solução que permite as concessionárias realizarem a prestação de dados previstos na nova legislação, sem as necessidades de realizar uma extensa customização do GIS.

O Portal GIS Regulatório é uma solução modular baseada na plataforma ArcGIS e no GISConneX, mediador de integração entre SAP e GIS. Um painel de indicadores acoplado à solução permite monitorar continuamente o status da Base de Remuneração conciliada entre Cadastro Físico e Controle Patrimonial. Ela também permite conhecer a quantidade de ativos total a partir do seu tipo, data, localidade e quantidade absoluta relativa de sobras físicas de contábeis.

Gustavo Dias, diretor da Imagem Soluções Verticais, afirma que a solução permite que as distribuidoras cumpram com as normas sem altos custos e de forma rápida e eficiente.  “A solução permite criar uma visão integrada e conciliada entre os panoramas contábil e físico do cadastro de ativos elétricos e gerar a prestação de informações exigidas a um custo inferior. Além disso, a solução permite que a concessionária audite continuamente sua base de ativos, detectando problemas previamente”, explica Dias.

Usuários do Portal GIS Regulatório da Imagem discutirão os benefícios na solução durante o IV Encontro de usuários Esri para Energia Elétrica, cuja programação contará com um painel de discussões com participação de representantes das empresas Aneel, Elektro e EDP. O evento também terá palestra com representante da Elektro apresentando os desafios da implantação do GIS Regulatório na empresa para atendimento do MCPSE / PRODIST.

IV Encontro de Usuários Esri para Energia Elétrica

Data: 12 e 13 de abril
Local: Bourbon Convention Ibirapuera (Av. Ibirapuera, 2927) São Paulo (SP)
Horário: das 9hs às 18hs
Inscrições aqui.

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.