A Imagem, empresa que atua no mercado de GIS na América Latina, desenvolveu uma nova metodologia que utiliza conteúdo geográfico para detectar áreas com riscos de deslizamentos, e, assim, prevenir tragédias como as ocorridas no início do ano na região serrana do Rio de Janeiro.

A metodologia prevê uma criteriosa análise das áreas de estudo por meio da utilização de mapas, dados de sensoriamento remoto e de campo, com o objetivo de traçar o perfil da região e apontar, com alto índice de acertos, os pontos onde existem riscos de deslizamentos de terra em caso de fortes chuvas. O modelo inclui, ainda, a geração e análise de mapas de relevo, uso e ocupação do solo, fluxo de escoamento superficial (drenagem), mapas de declividade e outros dados opcionais como mapa do solo, dados sobre geologia e histórico de ocorrências.

Para validar a metodologia, foram realizados testes com as imagens de satélites do município de Nova Friburgo (RJ) antes e depois da tragédia, obtendo mais de 80% de acertos na previsão das localidades onde ocorreram deslizamentos, quando comparadas as imagens captadas depois dos desastres.

Esta geração de mapas de risco também é indicada para empresas de distribuição de energia elétrica e telecomunicações, usada na gestão de ativos, na definição de pontos seguros para a instalação de antenas ou elementos de rede, assim como para os setores de construção civil, meio ambiente e florestal.

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.