De acordo com a Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA, em inglês), o satélite ALOS, lançado em janeiro de 2006, perdeu energia abruptamente no último dia 22 de abril, após 5 anos em operação.

O Advanced Land Observing Satellite (ALOS), também chamado de “Daichi”, ultrapassou o tempo de vida projetado inicialmente, de três anos, e também a expectativa de vida de cinco anos. No entanto, segundo informações da Agência Espacial Japonesa, que opera o satélite, por volta das 07h30 de 22 de abril, observou-se que o satélite havia mudado seu funcionamento para o modo de baixa carga, estado que economiza o consumo de energia, mantendo somente a função mínima do satélite.

Todos os dispositivos de observação a bordo foram desligados devido à redução de geração de energia. A anomalia foi detectada através de dados transmitidos pelo satélite de retransmissão de dados de teste “Kodama”. Desde então, a geração de energia foi se deteriorando rapidamente, e atualmente a Agência não pode confirmar se o satélite está gerando energia.

A JAXA informa que está investigando a causa do problema para tomar as medidas necessárias. O substituto do satélite, Alos-3, está previsto para ser lançado somente em 2014.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela distribuição das imagens Alos para órgãos dos governos federal, estadual e municipal, instituições de pesquisa e demais usuários não comerciais no Brasil, informa no Portal de distribuição de imagens do satélite, que terminou o acordo de cooperação científica que estabelecia o IBGE como responsável pela distribuição. Não há informações de que os fatos estão relacionados.

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.