Com o contínuo aprimoramento das regulamentações específicas, principalmente aquelas afeitas às condições gerais de fornecimento de energia elétrica, a análise do comportamento do consumidor vai além da garantia de suas necessidades e direitos, de forma a alcançar um conjunto de reações ou respostas dos indivíduos ou das organizações a determinados estímulos, que variam de acordo com fatores pessoais, ambientais, situacionais e de marketing.

Estas são algumas das questões levantadas por Ana Lúcia Rodrigues da Silva, com o livro Comportamento do Grande Consumidor de Energia Elétrica. A autora é Física, Pós-doutora em Engenharia Mecânica pela Unicamp, sendo doutora, mestre e bacharel pela mesma universidade e  Especialista em Conservação de Energia pela Energy Conservation Course JICA (Japão). Possui vinte e cinco anos de experiência profissional no setor energético.

A obra busca identificar o interesse no comportamento do cliente de energia elétrica e reflete pesquisa de campo, que incluíram análise qualitativa e quantitativa, reuniões de grupo de foco, bem como entrevistas em formato telefônico e web, com base em questionários estruturados. Sua utilização se estende a um público abrangente, como economistas, engenheiros, e profissionais de comunicação e marketing e apresenta, para empresas de energia, uma série de desafios, questões e oportunidades.

O livro já se encontra disponível para compra na Loja MundoGEO.