O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, recentemente, a pesquisa “Geoestatísticas de Recursos Naturais da Amazônia Legal”, que tem o objetivo de mapear as Contas Econômicas Ambientais, criando um banco de dados.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o presidente do órgão, Eduardo Pereira Nunes, explicou que o “instituto apura a captação de recursos no meio ambiente para o processo produtivo por meio das Contas Nacionais”. Porém, a apuração de dados dos estoques existentes no meio ambiente que são utilizados no processo produtivo ainda não está completa.

O projeto estará pronto em 2014. O primeiro passo, segundo o IBGE, é apurar os dados de recursos naturais, a começar pela Amazônia Legal, para depois partir para o restante do país. Em seguida, a próxima etapa será mesclar as informações obtidas com os recursos utilizados no fluxo produtivo, produzindo assim uma base de dados de Contas Econômicas Ambientais.

INDE

De acordo com o diretor de Geociências do IBGE, Luiz Paulo Souto Fortes, até o final do ano os dados da publicação estarão mescladas às informações da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), serviço ligado à Comissão Nacional de Cartografia, colegiado do Ministério do Planejamento.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.