A Trimble assinou um acordo definitivo para adquirir parte dos negócios da OmniSTAR, divisão GNSS da Fugro, incorporando-a em seus segmentos de engenharia e de construção. Um pouco antes, durante o mês de abril, a empresa também adquiriu a Ashtech, expandindo seu portfólio de soluções de mapeamento Spectra Precision.

A fornecedora de softwares para segurança pública Intergraph adquiriu, no final de abril, a Denali Solutions, empresa desenvolvedora de aplicativos e soluções de segurança pública e pessoal.

Foi lançado com sucesso, pela China, em meados de abril, o oitavo satélite do Beidou, compondo mais uma parte do sistema de navegação por satélites do país, que irá proporcionar serviços de navegação à Ásia a partir de 2012 e serviços de comunicação global a partir de 2020.

A Rússia vai começar as operações de seu novo satélite Glonass-K, até o final deste ano. O equipamento está em fase de testes desde fevereiro, quando se juntou aos 22 satélites operacionais que já estão em órbita.

A sonda espacial Goce alcançou, no início de março, seu objetivo de mapear a gravidade da Terra. Em apenas dois anos, o satélite recolheu as medições necessárias para reconstruir e mapear o geoide, com alta precisão e resolução espacial.

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo votou, no dia 13 de abril, um projeto que altera o Estatuto das Cidades para incluir critérios mais nítidos de classificação que diferenciem o espaço
urbano e o rural no Brasil.