Agrimensura e cartografia unem forças


Participei de recente Encontro Nacional dos Engenheiros Cartógrafos (Enecart), no qual 12 coordenadores dos cursos de engenharia de agrimensura e cartografia se reuniram para alinhar suas linhas de ensino e pesquisa. Hoje, todos os novos cursos estão nascendo unidos e os já existentes estarão passando por um processo de unificação.

Na minha opinião, todos ganham com esta ação, que deixou para trás alguns mitos, preconceitos e “disputas” corporativas que nunca levaram a lugar nenhum. Prevaleceu o bom senso e o bem comum, que aliás deveria ser sempre a prioridade de qualquer classe profissional.

Geomática

Agora o Brasil tem um profissional de geomática completo, apto para as atividades de campo, mas com total capacidade para as etapas de processamento e representação dos dados geoespaciais. Ganham também os usuários, que têm um profissional mais completo que pode atuar em sinergia com outras áreas, formando as essenciais equipes multidisciplinares para atuar nos projetos de geoprocessamento nas instituições.

No atual momento, de total conectividade e espírito de colaboração, caem por terra quaisquer tentativas de divisão. Pode-se avaliar, como cenário futuro, a união de eventos das áreas de agrimensura e cartografia, bem como o fortalecimento das instituições de classe. As duas profissões nunca tiveram associações realmente fortes, mas agora poderão, com mais massa crítica, propor debates para a valorização dos projetos melhor especificados e executados de cadastro e cartografia, como ferramenta importante para o país. Terão mais força junto ao sistema Confea/Crea e também junto à Comissão Nacional de Cartografia (Concar).

Vale destacar que aqui, na MundoGEO, temos percebido um fato que confirma esta tendência. Não faz mais sentido dividirmos tanto as seções de notícias, matérias e artigos sobre temas de agrimensura, cartografia, sensoriamento remoto e GIS, em nossas revistas e portais, pois as tecnologias se sobrepõe, bem como o interesse dos leitores. Gradualmente, cada vez mais nossa produção editorial faz abordagens transversais. Fato que se comprova com mais de 70% de assinantes das revistas InfoGEO e InfoGNSS serem os mesmos.

As duas capas desta edição materializam estas percepções e sinalizam a união entre as diversas áreas de atuação dos profissionais de geomática.

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro cartógrafo, diretor e publisher da Editora MundoGEO
emerson@mundogeo.com