A GE, a Trilliant e AES Eletropaulo estão trabalhando juntas em um projeto de pesquisa e desenvolvimento de redes inteligentes – trazendo para São Paulo os benefícios dos medidores inteligentes e preparando as bases para uma infraestrutura energética mais confiável e eficiente no Brasil. Este projeto inédito no País conecta a tecnologia avançada dos medidores inteligentes da GE, através da rede de comunicação sem fio da Trilliant, ao centro de gerenciamento de dados da AES Eletropaulo – proporcionando a melhora do monitoramento do sistema, antecipação de potenciais problemas e redução na duração de interrupções no fornecimento de energia.

A ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, estuda uma proposta para tarifa por tempo de uso, onde os preços da eletricidade fornecida variam de acordo com a energia consumida. Os resultados deste estudo serão publicados até o final deste ano. Com tarifas por tempo de uso e aplicação de medidores inteligentes, consumidores poderão monitorar e gerenciar o uso da energia e seus custos.

Adicionalmente, a leitura mais apurada sobre o consumo de energia pode incentivar o consumo mais eficiente, permitindo que os usuários ativem equipamentos de alto consumo durante horários fora do pico, reduzindo a necessidade do Brasil de construir novas plantas de alto custo para geração de energia, otimizando seus investimentos em redes de distribuição e minimizando os impactos ao meio-ambiente. O primeiro passo para promover este benefício é a troca dos medidores convencionais por medidores inteligentes.

O relacionamento entre a GE e o Brasil ultrapassa 90 anos, e foi recentemente enfatizado com o anúncio do quinto Centro Global de Pesquisas da companhia a ser instalado na cidade do Rio de Janeiro. Com investimentos na ordem de US$ 550 milhões no País, o centro de pesquisas também alavancará soluções em redes inteligentes específicas para as necessidades do Brasil e da região.

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.