As inscrições para a competição europeia de navegação por satélite (ESNC) foram prorrogadas até o dia 3 de julho (domingo). O evento traz a oportunidade para que desenvolvedores, de todas as partes do mundo, lancem seus trabalhos na área de navegação por satélite, independente da plataforma ou do sistema escolhido (GPS, Glonass e Compass).

Este ano, a organização do evento está preparando um sorteio de um iPad 2 para os inscritos.

O ESNC é organizado pela empresa alemã Anwendungszentrum GmbH Oberpfaffenhofen, e conta com várias categorias e prêmios. Este ano, o grande vencedor da competição irá receber uma quantia de 20 mil euros, para aplicar o projeto, além da oportunidade de desenvolver a solução em um programa de incubação de pesquisas. No ano passado, segundo informações da organização do evento, foram mais de 500 projetos inscritos.

O trabalho vencedor, que este ano será avaliado online, será aquele que passar por uma seleção regional (de acordo com o país o qual representa), para depois ser escolhido entre as melhores ideias dos 20 países participantes.

Para se inscrever, basta se cadastrar no site www.galileo-masters.eu, acessando o link indicado no canto superior direito da home page do portal do evento.

Veja abaixo as categorias e os prêmios oferecidos pelo ESNC:

>A European GNSS Agency (GSA) irá premiar aplicações que envolvam o sistema Egnos, e o vencedor receberá um ano de suporte em algum centro de incubação.

>A European Space Agency (ESA) irá oferecer uma quantia de 10 mil euros para a ideia que poderá ser implementada rapidamente, em um dos cinco centros de incubação da ESA, ou naqueles incubadores participantes do European Space Incubators Network (ESINET), espalhados pela Europa.

>Já o German Aerospace Center (DLR) gratificará a ideia mais inovadora com relação ao melhoramento da navegação, ou Augmented Navigation, que usem o sistema Egnos, ganhando uma quantia de 50 mil euros em consultorias.

>A Navteq premiará soluções voltadas ao ambiente mobile. O prêmio oferecido pela norte-americana consiste em um ano de incubação, no valor de 75 mil euros.

>NavCert e Ifen irão oferecer um teste no centro de testes do sistema, ainda em desenvolvimento, Galileo (Gate), em Berchtesgaden, Alemanha. Depois, a solução será certificada pelo TÜV SÜD.

>O desafio que abrange somente as universidades, ESNC University Challenge, irá direcionar e ajudar os estudantes e associados da pesquisa. O prêmio irá fornecer pesquisas sobre empreendedorismo.

>E o Industrial Technology Research Institute (Itri), de Taiwan, irá oferecer uma gratificação de 10 mil euros.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.