A Embrapa Monitoramento por Satélite foi sede, entre os dias 27 de junho e 1º de julho, do workshop organizado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para validação de dados sobre mudanças no uso e cobertura florestal do Brasil. A iniciativa faz parte do programa da FAO para monitorar a dinâmica das florestas no mundo e desde 2007 vem utilizando dados de sensoriamento remoto para os levantamentos em escala global.

O estudo envolve o levantamento da cobertura florestal do planeta e as alterações ocorridas no período compreendido entre 1990 e 2005. Para o coordenador do workshop, o especialista da FAO Erik Lindquist, o objetivo é obter dados consistentes das alterações de uso e cobertura florestal e quais as principais causas dessas mudanças e com seus devidos resultados, fazer a elaboração de políticas públicas e tomadas de decisão relacionadas à sustentabilidade, meio ambiente e produção de alimentos.

A partir de uma grade de aproximadamente 700 pontos aplicada ao território brasileiro, os especialistas da Embrapa trabalham na classificação de áreas acima de 5 hectares quanto ao uso, seja florestal, agrícola ou outros usos. Segundo Édson Luis Bolfe, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, “colaborar com um projeto como esse, em escala global, é bastante relevante para a atuação da Unidade”.