Satélites com sensores serão lançados a partir de 2019 (Foto: Divulgação)

Esta semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Astrium, empresa espacial europeia, subsidiária da EADS, fecharam um contrato de aproximadamente 150 milhões de euros, o equivalente a 300 milhões de reais, para o desenvolvimento e construção de dois sensores para os satélites que irão monitorar a atmosfera da Terra.

O projeto faz parte do programa Europeu de Monitoramento para o Meio Ambiente e Segurança Global (GMES, na sigla em inglês), que terá mais quatro missões. A primeira destas já está marcada para o 2013.

De acordo com informações da ESA, o espectômetro, denominado Sentinel – 4, será carregado pelos satélites Meteosat Third Generation (MTG), que serão lançados em 2019 e 2027.

Representação do Sentinel-4 (Imagem: reprodução)

O Sentinel-4 estará a uma órbita geoestacionária de 36 mil quilômetros acima do Equador, e fornecerá dados, de hora em hora, sobre as composições químicas da atmosfera, incluindo gases e radiações ultravioletas.

Além disso, o espectômetro irá coletar dados sobre dióxido de enxofre e aerossóis pela Europa, auxiliando no monitoramento das plumas das erupções vulcânicas .

O Portal MundoGEO também está no Twitter. Clique aqui e confira.