As primeiras câmaras aéreas digitais comerciais foram anunciadas há cerca de dez anos. Depois de uma década de utilização, pode-se constatar a consolidação desta brilhante tecnologia para o aerolevantamento.

As câmaras analógicas ainda existem, mas participam de muito poucos trabalhos no mundo. Dizem também que elas são, e ainda serão utilizadas, principalmente nos países africanos, sul-americanos e nos mais pobres, de modo geral. Devido ao elevado custo das câmaras aéreas digitais de grande formato, à rápida evolução dos sensores de imagem, à grande demanda de serviços de menor porte e à pressão das empresas compradoras sobre os fabricantes, o mercado vem sendo invadido por uma grande oferta de câmaras aéreas digitais de médio formato.

Durante muitos anos da história da aerofotogrametria, as câmaras de grande formato foram produzidas por pouquíssimas empresas. Estas, ou a essência delas, ainda existem e produzem hoje as câmaras aéreas digitais de grande formato

Continue lendo sobre câmaras aéreas digitais na edição 63 da revista InfoGEO, que já está disponível no Portal. Confira também as opções de assinaturas .

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.