O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) está completando 50 anos. E para comemorar, a entidade está lançando um site interativo, com uma cartilha online, sobre a história da instituição. Um dos recursos mais interessantes é uma linha do tempo, que fica dentro do portal, e que é alimentada pela comunidade “inpeana”, como o Inpe define seus colaboradores. Para abrir o “livro”, basta clicar na década indicada e escolher o ano.

Imagem: reprodução

De 1960 a 2020, são mais de 50 páginas contando a história do cenário espacial mundial, incluindo o setor brasileiro e a trajetória do Inpe. O internauta também pode ver a galeria de fotos e assistir a vídeos exclusivos do Instituto.

Mas as comemorações não param por aí. No dia 4 de agosto, às 10h, haverá uma solenidade comemorativa do 50º aniversário do Inpe, na Câmara Municipal de São José dos Campos e na Sede do Instituto.

No começo de 2010, o Inpe começou uma reestruturação no Plano Diretor do Instituto. Esse planejamento, que foi concluído no começo desse ano, prevê a definição de novas missões espaciais brasileiras. O governo federal também anunciou que, para melhorar o Programa Espacial Brasileiro, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Inpe devem tornar-se uma só instituição. Para o setor técnico do Instituto, a fusão deixará a administração dos órgãos mais ágil.

Acompanhe outras notícias relacionadas ao setor espacial pelo Twitter.