Tendências na área de automação topográfica em grandes obras de engenharia e infraestrutura serão discutidas por especialistas e usuários no dia 27 de outubro em São Paulo

Um erro de engenharia, encontrado durante a construção da linha amarela do metrô de São Paulo, provocou um desencontro de 80 centímetros nos túneis Caxingui e Três Poderes, escavados a partir de duas frentes de trabalho. O fato, atribuído a um erro de topografia, mostra como as geotecnologias são usadas desde o levantamento de terrenos até a locação e o monitoramento de grandes obras de engenharia, passando pelo planejamento e execução.

Novidades e ganhos de produtividade em empreendimentos de médio e grande porte, através do uso de estações robóticas, GPS RTK e scanners terrestres serão abordados por especialistas durante o seminário Geomática nas Obras de Engenharia e Infraestrutura, que será realizado no dia 27 de outubro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Com a necessidade de obras de infraestrutura e a construção de grandes empreendimentos, no Brasil, a geomática passa a ser imprescindível não só para os levantamentos plani-altimétricos, mas também para a própria execução e o posterior acompanhamento e monitoramento. O seminário irá reunir especialistas e usuários para apresentar o estado da arte destas tecnologias, mostrar resultados e debater as tendências na área de automação topográfica aplicada na engenharia e infraestrutura.

“Esta será uma ótima oportunidade para que os profissionais envolvidos com a locação, execução e monitoramento de grandes obras possam conhecer o que há de mais avançado em tecnologia de altíssima precisão e grande produtividade”, explica Eduardo Freitas, coordenador técnico do seminário. “Serão demonstradas as características de estações totais robóticas, receptores GPS RTK e laser scanners terrestres, suas vantagens e aplicações atuais”, finaliza.

Em formato interativo de talk-show, o evento é indicado a profissionais que atuem em empresas privadas e órgãos públicos, usuários destes equipamentos e tecnologias, em especial das áreas de mineração, estradas, portos, aeroportos, barragens, geração e distribuição de energia, reflorestamento, saneamento, telecomunicações, entre outras.

O seminário já está com as inscrições abertas e conta com o patrocínio das empresas Furtado Schmidt e Alezi Teodolini, além do apoio da Abec-SP, Instituto Geodireito e UOL.

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.