No dia 17 de agosto acontece no Museu de Arte Moderna, em São Paulo (SP), a segunda etapa do Projeto Foco Santiago & Cintra.

Depois do sucesso da primeira etapa, que teve como tema central o Tempo, a Santiago & Cintra dá continuidade ao Projeto, só que desta vez com um tema diferente: o Espaço.

Conheça os palestrantes da segunda etapa do Projeto Foco Santiago & Cintra:

Maria de Jesus – Dona Dijé

Depoimento espontâneo de uma quilombola sobre a sua participação nas oficinas de cartografia do projeto “Nova Cartografia Social da Amazônia” e sobre a mudança que esta experiência trouxe para a sua vida e para a comunidade quilombola onde vive.

José Carlos Vandresen

Apresentará o projeto “Nova Cartografia Social da Amazônia”: como e por que foi criado, quais os objetivos e como está ocorrendo a sua expansão para outros estados do Brasil. Analisará o impacto do uso da geotecnologia, GPS, no conhecimento do território pelos povos tradicionais da região amazônica.

Antonio Tommaselli

A capacidade de observar a terra a partir de plataformas aéreas e orbitais alterou a forma como entendemos o espaço que habitamos. Desde os primórdios da humanidade, com o desenvolvimento da agricultura, houve a necessidade de conhecer com precisão o espaço ocupado e explorado pelas células humanas, fossem estas famílias, tribos ou clãs. Em sua palestra, Tommaselli irá apresentar um histórico da evolução das técnicas de observação e registro das informações do espaço, e traçará um panorama das ferramentas atuais de aquisição remotas destas informações. Também discutirá os impactos destas técnicas nos indivíduos.

Estevão Rizzo

Inicia a exposição por uma introdução rápida à tecnologia de geoposicionamento GPS, para em seguida abordar a aplicação desta geotecnologia como ferramenta de marketing. Discorrerá sobre os programas que unem geoposicionamento e redes sociais, como o “Foursquare”, que é utilizado principalmente no telefone celular, e com exemplos mostrará como esta tecnologia aplicada ao marketing afeta diretamente os hábitos de consumo e relacionamento na vida cotidiana.

A segunda etapa do Projeto Foco Santiago & Cintra acontecerá no dia 17 de agosto de 2011, às 20h, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Ibirapuera, Portão 3, com entrada gratuita.