Aprenda como inserir coordenadas em suas fotos

Para entendimento teórico do que são os Geo-tags: são etiquetas de localização que são inseridas nas propriedades das fotos, neste caso, por meio de sincronismo.

Essa inserção dos dados pode ser feita pela câmera, quando munida de um sensor GPS interno, ou por sincronismo de horários, quando do uso de software apropriado.

Este minicurso tem como objetivo mostrar o processo de inclusão de geotags em fotos, melhorando a compreensão entre equipes de campo e escritório, quando de uma avaliação baseada em imagens. No formato “passo a passo” esse manual vai mostrar em poucas etapas como é fácil georreferenciar suas imagens para que sirvam a todo e qualquer propósito.

Os passos a seguir vão guiar o usuário desde a configuração da câmera e receptor GPS, instalação do programa de sincronismo até o produto: fotos com os devidos geotags e possível exportação destes dados para visualização externa.

Tutorial

1. O primeiro passo, e talvez o mais importante, é sincronizar o horário do receptor GPS e da câmera. Esses horários devem, preferencialmente, ser idênticos, mas uma diferença de 30 segundos é permitida para mais ou para menos.

2. Configuração de velocidade de gravação do track no Receptor GPS. Essa é a função responsável por atualizar a posição do receptor. Pode ser configurada em Auto, intervalos por distância ou intervalos por tempo.

Após ter feito as fotos e gravado o track, é hora de começar o processo de inserção das coordenadas nas propriedades das imagens. Vamos seguir com os próximos passos.

3. Instalar o Programa Geosetter, que pode ser baixado em www.geosetter.de/en.

4. Salvar os arquivos das fotos e o arquivo do GPS na mesma pasta. O arquivo com os dados do GPS deve ser salvo no formato gpx. Você pode salvá-los neste formato tanto no Mapsource (Garmin) ou no GPSTrackMaker.

5. Abra o Geosetter e note que o mapa e as imagens ainda não possuem nenhuma referência aos dados coletados.

Tutorial Geotag


Sugere-se configurar em Auto e aproveitar para configurar o Datum em WGS84, podendo assim usar os dados com visualização no Google Earth


Após abrir o programa e localizar a pasta onde estão os arquivos referentes ao trabalho atual, selecione todas as imagens. Feito isso vamos iniciar o processo de sincronismo.

6. Clique no botão: “Sincronizar dados geográficos das imagens selecionadas com os ficheiros de dados GPS” ou simplesmente “Ctrl+G”.

A seguinte tela irá aparecer, então é necessário fazer as configurações marcadas com a indicação em vermelho.

Tutorial Geotag

– Sincronizar com Ficheiro de Dados: Localize o arquivo GPX.
– Colocar a diferença de tempo em 30 segundos.
– Clicar OK e o programa se encarregará do restante.

No caso do Passo 1 ter sido feito de forma correta, aparecerá a seguinte mensagem:

Tutorial Geotag

Clicando em Sim, todas as imagens receberão seu Geotag, e no mapa dentro do GeoSetter aparecerão pontos que serão as referências às imagens. É interessante olhar o mapa e tentar reconhecer as locações para ter certeza que o processo foi feito corretamente.

Tutorial Geotag

Caso esteja tudo correto, continue no próximo passo.

Opcional 1: Há a possibilidade de, por mais que as coordenadas estejam no EXIF, você pode também inserir de forma automática – dependendo de conexão web – ou manual, dados como: País; Estado; Localidade (Cidade); Lugar. Pode ser feito em lote – mais de uma imagem por vez – ou uma a uma.

7. Para salvar as alterações – inserções de coordenadas – no EXIF das fotos, clique em “Gravar todas as alterações nos ficheiros de Imagens”, ou apenas “Ctrl+S”.

Quando as alterações são salvas, o Geosetter salva automaticamente uma versão do arquivo original, mantendo assim um backup para possíveis correções. Esse backup é salvo no formato “.jpg_original”.

Opcional 2: Caso queira compartilhar com colegas de trabalho essas fotos georreferenciadas, o programa tem a opção de exportar um KMZ para visualização no Google Earth. Clique no botão: “Exportar as imagens selecionadas para o Google Earth”.

Tutorial Geotag