Em sua primeira edição, o evento MundoGEO#Connect, que aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de junho, em São Paulo, apresentou vários seminários, incluindo as palestras sobre o mercado de geolocalização voltado para negócios.

O uso das ferramentas de localização alcançou várias áreas, principalmente a de logística e rastreamento de veículos para planejamento de rotas. De acordo com Helder de Azevedo, diretor-geral da Navteq para a América Latina, outra vertente que irá se desenvolver no Brasil está ligada ao uso da geolocalização para automação de campo, como nos setores de venda ou manutenção. “A primeira pergunta que deve ser respondida é ‘como chego o mais rápido possível em um determinado destino?’, e a segunda se refere a ‘como eu faço dez coletas – ou entregas – com a rota ótima, que irá consumir menos combustível do meu caminhão, por exemplo?’”, explica.

Além disso, o seminário Geolocalização e Negócios abordou as redes sociais que usam a localização dos usuários para diversos objetivos, como entretenimento e marketing. Uma dessas redes é o Foursquare. Para discutir esse assunto, estavam presentes Estevão Rizzo, diretor de marketing digital do Foursquare Brasil; Fernando Okumura, sócio-fundador do site Kekanto; e Francisco Tupy, desenvolvedor do Games2Learn.

Segundo Rizzo, “quando começamos a trabalhar com essa rede, tivemos que ensinar as pessoas a usá-la. O que mais nos chamou a atenção nessa ferramenta foi a questão do jogo. Os desenvolvedores conseguiram transformar algo aparentemente chato, que é ficar avisando onde se está, em uma competição divertida”.

Conecte-se em 2012

E o MundoGEO#Connect 2012 já está com data e locais marcados: de 29 a 31 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Acompanhe as últimas novidades do evento pelo www.mundogeoconnect.com.