Soluções abertas para o processamento de dados raster

O uso de soluções de código aberto compreende uma alternativa valiosa em inteligência espacial. Algumas empresas já se especializaram em desenvolver soluções corporativas utilizando programas de código aberto e/ou gratuitos. Para ajudar nossos colegas leitores, faremos referência a alguns programas de código aberto que podem auxiliar o processamento de dados raster.

O ImageJ, desenvolvido no National Institute of Mental Health, USA, permite abrir, exibir, editar, processar e analisar imagens de 8, 16 e 32 bits em vários fomatos. Suporta plugins e inclui ferramentas para transformações geométricas, realce e processamento entre sistemas de cores. Admite empilhar várias camadas de imagens.

Open Source Software Image Map (OSSIM), financiado por várias agências governamentais dos EUA que o mantém em constante desenvolvimento, inclui ferramentas avançadas de processamento de imagem, sensoriamento remoto e fotogrametria. Algumas funções abrangem suporte a inúmeros sistemas de referência e de projeção, ortorretificação, suporte a dados vetoriais e equalização de histograma.

O ImageLinker foi concebido para trabalhar em cima do programa OSSIM. Através do Visual Chain Editor (VCE), pode-se criar, conectar e promover mudança de várias imagens em cadeias. Admite adicionar plugins para implementar novas funcionalidades.

O programa OpenEV exibe e analisa dados vetoriais e raster. Oferece uma vasta biblioteca para a construção de novas aplicações. Inicialmente criado pela Atlantis Scientific (agora Vex-cel), o programa foi posteriormente adquirido pela Microsoft.

Integrated Land and Water Information System (Ilwis), desenvolvido pelo International Institute for Geo-Information Science and Earth Observation (ITC), na Holanda, é um programa com interface amigável e consiste numa combinação de ferramentas para se trabalhar com SIG e sensoriamento remoto. Pode exibir, processar e analisar dados raster e vetoriais. Suas funções incluem criar modelos digitais de elevação, declividade e aspecto, calcular distâncias, executar funções estatísticas, georreferenciar, aplicar filtros, gerar mosaicos, classificar imagens e equalizar histogramas.

Opticks é um programa para sensoriamento remoto que suporta vários formatos de arquivos raster, como Radar de Abertura Sintética (SAR) e dados multi e hiperespectrais. Inicialmente foi desenvolvido pela Ball Aerospace & Technologies Corporation para a Força Aérea dos EUA, projetado para ser mais amigável que alguns programas comerciais. Disponibiliza várias funções, como exibir imagens em falsa cor, gerar histograma, adicionar anotações, criar animações a partir de uma sequência de imagens, georreferenciar e aplicar filtros.

Temos ainda algumas opções nacionais bem atraentes, com destaque para o Spring e o InterImage.

SpringDesenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Spring já é bem difundido no meio profissional e acadêmico. Possui funções de processamento de imagens, análise espacial e modelagem numérica de terreno. Hoje também é um programa de código aberto.

InterImageJá o InterImage, desenvolvido a partir de um projeto de cooperação científica internacional liderada pela PUC-Rio e Inpe, é um sistema de interpretação de imagens que possui uma concepção de análise altamente flexível, permitindo a inserção de dados de diferentes fontes e resoluções. O processamento é baseado em operadores com regras definidas pelo conhecimento do usuário. Esta flexibilidade e gratuidade o tornam uma ferramenta de grande potencial.

Existe ainda uma diversidade de programas SIG que possuem funções variadas para tratamento de dados raster como gvSIG, QSIG, Grass, Kosmo entre outros. Quer pagar quanto?

Wilson Anderson Holler
Engenheiro cartógrafo da área de gestão territorial estratégica da Embrapa Monitoramento por Satélite
holler@cnpm.embrapa.br

 

Paulo Martinho
Engenheiro agrônomo, mestre em agricultura tropical e subtropical. Atua na área de gestão territorial estratégica da Embrapa Monitoramento por Satélite
paulo@cnpm.embrapa.br