Evento conectou mais de 7.500 profissionais da América Latina através de cursos, seminários, eventos paralelos, webinars e uma feira com mais de 70 marcas globais

O MundoGEO#Connect, maior encontro do setor de geotecnologias na América Latina, que aconteceu em junho de 2011 em São Paulo (SP), inaugurou uma nova forma de fazer eventos na área de geo. Trazendo um novo conceito de conexões para o setor e novos modelos de apresentações, o MundoGEO#Connect foi sucesso de público já na primeira edição.

De acordo com números oficiais do evento, foram 900 participantes nos seminários e mini-cursos, 1,8 mil visitantes na feira e mais de 5 mil internautas que acompanharam o evento online, pelo Twitter e através de webinars. Estiveram presentes em São Paulo angolanos, colombianos, paraguaios, peruanos, equatorianos, argentinos e chilenos, além de executivos da Europa, Ásia e América do Norte. Esta participação reforça o caráter internacional do evento e consolida o MundoGEO#Connect como o maior encontro de geo da América Latina.

Os brasileiros vieram da região Sudeste (61%), Sul (18%), Centro Oeste (8%), Nordeste (8%) e Norte (5%). Entre os participantes, 50% atuam no setor privado, 34% no setor público e 16% na área de ensino e pesquisa. Quanto aos cargos, 32% são diretores ou presidentes, 33% gerentes ou coordenadores e 35% vêm do setor técnico. Ainda, 20% das pessoas que estavam no MundoGEO#Connect trabalham com planejamento territorial, 17% na indústria geoespacial, 21% no setor de meio ambiente e recursos naturais, 21% com utilities e infraestrutura e cerca de 14% usam geotecnologias na área de business intelligence.

Seção de abertura do MundoGEO#Connect 2011
Seção de abertura do MundoGEO#Connect

O evento surpreendeu positivamente Eliana Kalil, tecnologista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). “Acredito que a equipe de vocês, pelo fato de estar muito motivada e super bem treinada, fez a diferença. Local e excelentes temas em debate ajudam muito, mas não fazem um encontro como este acontecer com tanto sucesso; como o que vocês tiveram o prazer de obter. Pude presenciar que vocês souberam conduzir de maneira excelente toda a programação”, comemora.

O formato das apresentações também foi novidade para o setor. As palestras e os debates foram totalmente dinâmicos, no estilo “talk-show”, que permitiu maior interação entre convidados e público. Nesses debates, estiveram presentes mais de 100 especialistas, incluindo vários internacionais, como Joel Campbell, presidente da Erdas; Raymond Kevin, diretor global de produtos de topografia da Topcon; Dale Lutz, vice-presidente de desenvolvimento e co-fundador da Safe Software; Ruediger Wagner, gerente de produtos de imageamento da Leica Geo-systems; Wolfgang Biedermann, CEO da RapidEye; Mike Renslow, representante da Sociedade Internacional de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (ISPRS); Tarun Bhatnagar, diretor de geo corporativo para as Américas da Google, entre outros, que compartilharam com o público suas experiências como líderes de grandes companhias internacionais.

Para Joel Campbell, o MundoGEO#Connect foi um marco para a região. “Este é um evento extremamente importante para o mercado da geotecnologia, especialmente no Brasil. Há pessoas aqui de toda a América Latina, Europa, África, portanto esta é uma conferência muito importante para desenvolvedores e comerciantes de hardware e software e também fornecedores de dados, que podem reunir-se para compartilhar ideias e trabalhar juntos”, conta.

Pesquisa números MundoGEO#Connect
Seminários

Durante os três dias, foram sete seminários que aconteceram simultaneamente e lotaram os auditórios do Centro de Convenções Frei Caneca. Devido ao estilo inovador proposto pela organização, houve muita interação e troca de informações entre palestrantes e participantes, além das pessoas que acompanharam o seminário pelo Twitter, enviando comentários e perguntas, que eram reproduzidas e respondidas pelos especialistas.

Base de Dados Geoespaciais

Este foi o tema de um seminário que aconteceu no primeiro dia do MundoGEO#Connect. Para entender como as etapas de coleta, processamento e aplicação dos dados geoespaciais influenciam o trabalho de vários profissionais, especialistas apresentaram tendências e conceitos relacionados à área. Um dos palestrantes deste seminário foi Paulo Costa, analista de sustentabilidade sênior da Vale, que mostrou a importância da qualidade dos dados, fator que influencia diretamente na tomada de decisão das empresas.

Dentre uma série de assuntos importantes que fizeram parte deste seminário, um momento de destaque foi a palestra sobre a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), que contou com a presença de Hesley Py, gerente da área de microdados e metadados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A partir do plano de ação, elaborado por várias instituições, demos início à implantação da Inde. Hoje, contamos com um portal e três aplicações que formam o tripé da infraestrutura: o catálogo de metadados, para coletar dados de todas as instituições que fazem parte da Inde; uma aplicação de geoserviços, para disponibilizar os dados através de um formato padrão do Open Geospatial Consortium (OGC), que é o Web Map Service (WMS); e a ferramenta de visualização”, explica Hesley.

Geolocalização & Negócios

Com o crescimento no uso dos smartphones, o mercado de geolocalização cresceu vertiginosamente, chegando ao setor corporativo e tornando-se estratégia nas ações de marketing e na gestão das empresas. O seminário sobre geolocalização aplicada a negócios apresentou tendências, cases de sucesso e oportunidades de utilização dos mapas em dispositivos móveis. Além disso, também mostrou um panorama do cenário criado a partir do uso das ferramentas de localização no cotidiano das pessoas.

Um dos ramos que mais tem feito uso das tecnologias de geoinformação é o marketing. Thierry Jean, country manager da TeleNav do Brasil, mostrou como a internet móvel está crescendo, principalmente devido ao maior número de acessos pelo iPhone. Segundo ele, o Japão é um dos maiores mercados na área. Ainda, de acordo com um estudo da Borrel Associates, apresentado por Jean no MundoGEO#Connect, em apenas três anos o mercado de publicidade móvel irá gerar quase três vezes mais negócios do que hoje.

Imagens de Satélite e Aéreas

No segundo dia do evento aconteceu um seminário que abordou as principais características que diferenciam cada tipo de imagem – óticas, laser e radar – e as aplicações dos dados obtidos por diferentes veículos – satélites, aviões e Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). Foram explicados os aspectos técnicos e as tendências do sensoriamento remoto, como por exemplo a obtenção de dados através da tecnologia de escaneamento a laser (Lidar).

Os VANTs já são usados para segurança pública e cada vez mais mostram-se uma tendência no setor de geotecnologias. O tema foi abordado tanto no seminário como na feira, onde a Orbisat apresentou detalhes sobre seu veículo não tripulado para mapeamento com um sensor radar.

Outro assunto importante, destacado neste seminário, foi a disponibilização dos dados gratuitos e pagos, que tem se tornado uma questão crítica no setor de geo. Para discutir esse tema, estavam presentes representantes de empresas privadas e públicas, entre eles especialistas da DigitalGlobe, da Space Imaging e do Inpe.

Georreferenciamento de Imóveis Rurais

Este seminário aconteceu no segundo dia do MundoGEO#Connect e contou com representantes do setor público, empresas e profissionais que, junto com os presentes, debateram de forma interativa e inovadora a revisão na Norma, técnicas para coleta e processamento de dados, além dos novos procedimentos de Certificação e serviços online do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Abrindo o seminário, Marcelo Cunha, coordenador geral de cartografia do Incra, apresentou os novos serviços online do Instituto, que incluem um sistema para certificação de imóveis rurais através da web e o novo acervo fundiário digital. Os participantes puderam conhecer um pouco sobre como está sendo o processo de construção e implementação do sistema. “Entramos agora em uma fase totalmente automatizada e informatizada. O sistema eletrônico de certificação é a certificação de imóveis rurais transmitida, recepcionada, analisada e emitida via web”, afirmou Marcelo.

Tendências do GIS

No terceiro e último dia do evento aconteceu uma apresentação sobre as novidades dos Sistemas de Informações Geográficas (GIS), sejam desktop, mobile ou na web. Foram abordados os principais padrões de dados e serviços geoespaciais, como as normas do OGC e da Inde.

As perspectivas e demandas do mercado GIS também fizeram parte deste seminário. De acordo com Iara Musse Félix, diretora de desenvolvimento de negócios da Santiago & Cintra Consultoria, em apresentação no MundoGEO#Connect, uma das maiores necessidades do mercado e dos usuários do setor é a “disponibilidade e acesso rápido da informação em diferentes níveis e pontos, ao mesmo tempo”.

Geo na Gestão Municipal

O Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) foi destaque no terceiro dia do MundoGEO#Connect. Palestras e debates sobre o uso das geotecnologias na gestão municipal, na qual o CTM foi abordado por acadêmicos, representantes de municípios e pelo Ministério das Cidades, duraram todo o dia.

Cadastro Técnico Territorial no MundoGEO#Connect 2011
Especialistas debatem o Cadastro Técnico Territorial

Confira uma matéria exclusiva sobre este seminário na InfoGNSS 36

Google Earth e Maps para Empresas

Em paralelo ao MundoGEO#Connect, o II Seminário Google Earth e Maps para Empresas reuniu diversos participantes. Durante todo o terceiro dia do evento, profissionais, especialistas na área de geoprocessamento e usuários de geotecnologia recém chegados ao mercado puderam conhecer as novidades das soluções para empresas da Google, com aplicações nas áreas de análise geográfica e Serviços Baseados em Localização (LBS). O seminário, que lotou o maior auditório do MundoGEO#Connect, contou com a presença de profissionais que compartilharam suas experiências com o público, apresentando funcionalidades, tendências, soluções e resultados das ferramentas.

Abrindo o seminário, Francisco Gioielli, gerente corportativo de vendas da Google Brasil, demonstrou as características e o potencial das ferramentas geoespaciais da empresa. Para Francisco, “o grande vetor de crescimento da tecnologia geoespacial, atualmente, é o ambiente móvel, uma área em que a empresa está crescendo bastante. O número de clientes corporativos aumenta cada vez mais e a oferta de produtos cresceu muito, atendendo grandes corporações que têm mais necessidades”. O gerente ainda comenta sobre a participação da Google no MundoGEO#Connect. “Para nós foi muito bom, pois temos a oportunidade de combinar os públicos, ou seja, juntar as pessoas que vêm para um evento geoespacial para discutir sobre o Google. Esperamos fazer novos eventos em parceria no futuro”, completa Francisco.

Um momento de destaque foi a palestra de Tarun Bhatnagar, diretor de geo corporativo da Google para a América Latina. O diretor comentou sobre o portfolio que a Google oferece hoje, contendo o Google Maps API Premier, Earth Pro, Earth Enterprise, Earth Builer, Map Builder, entre outros. Falou ainda da relação que a Google estabelece com os usuários, empresas e o mercado, destacando as inovações e oportunidades que os mercados do GIS e do LBS oferecem atualmente, e os objetivos futuros da corporação para estes setores.

Feira MundoGEO#Connect

A feira do MundoGEO#Connect esteve aberta para visitação nos dias 14, 15 e 16 de junho das 10h às 19h. As principais empresas do setor de
geotecnologia estiveram presentes na exposição do MundoGEO#Connect, dos setores de imagens de satélites, geoprocessamento, cartografia, GNSS, entre outros, que mostraram tecnologias de ponta aos visitantes.

As empresas presentes na feira do MundoGEO#Connect foram a Santiago & Cintra Consultoria, Furtado & Schmidt, Santiago & Cintra Geo-Tecnologias, Astrium, Leica Geosystems,
Geocenter, Geomax, Manfra, Geomat, Digibase, Inovação, Engemap, Engesat, Orbisat, Alezi Teodolini, Logica, Telespazio, Tecnosat, AMS Kepler, Base, Sisgraph, CPE, Allcomp, Fototerra, Absolut, Space Imaging, Threetek, Laser Tech e Sight GPS.

O MundoGEO#Connect inaugurou uma nova forma de realizar eventos no setor de geo. Além disso, consolidou-se como o principal encontro do setor na América Latina. Pablo Santos, participante do evento que trabalha na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado da Bahia, destaca que o MundoGEO#Connect proporciona “uma oportunidade única de trabalhar, trocando experiências nos projetos que acontecem nos mais diversos estados brasileiros com outros órgãos públicos ou privados”.

Dentre as 70 marcas presentes na feira estiveram a 3D Laser Mapping, Applanix, Ashtech, Charpointer, CHC, DigitalGlobe, Erdas, Esri, Garmin, Geodetic, GeoEye, Geoscanners, Global Mapper, Hexagon, Hi-Target, Infoterra, Intergraph, Javad, Kolida, LFM, Lizardtech, MapInfo, Navteq, Nikon, PCI Geomatics, Pentax, Radarsat, RapidEye, Riegl, Safe Software, Sokkia, South, Spectra Precision, Spot Image, SuperGeo, Tele Atlas, TerraSAR, Terrasolid, Topcon, Trimble, Zoller+Frohlich, entre outras.
Feira MundoGEO#Connect 2011
Mini-cursos

Além dos seminários, o MundoGEO#Connect 2011 contou com mini-cursos ministrados por especialistas. Durante seis horas os participantes do mini-curso Geocertificação de Imóveis Rurais, ministrado por Roberto Tadeu Teixeira, chefe do serviço de cartografia e presidente do comitê regional de certificação do Incra-SP, puderam se aperfeiçoar e saber novidades sobre as técnicas no georreferenciamento de imóveis rurais. Na ocasião, foram abordadas as mudanças na Norma Técnica e nos procedimentos de certificação junto ao Incra.

Mini-curso sobre geocertificação de imóveis rurais
Mini-curso sobre geocertificação de imóveis rurais

Já no segundo dia, as tendências no geomarketing foram tema de outro mini-curso, no qual foram abordadas as principais ferramentas de inteligência geográfica para a tomada de decisão. De acordo com o instrutor Reinaldo Gregori, diretor-geral e conselheiro técnico da Cognatis, “é sempre muito positivo quando pessoas de diversas partes do Brasil, de universidades, empresas públicas e privadas, podem se encontrar e trocar experiências. O mini-curso no MundoGEO#Connect ajudou a desmistificar a ideia que muitas pessoas têm do geomarketing, enquanto outras que já têm conhecimento avançado na área puderam tirar dúvidas mais específicas”, conta.

Eventos Paralelos

O MundoGEO#Connect também abriu espaço para que empresas públicas ou privadas apresentassem os serviços de geo a outras entidades, com o objetivo de apresentar e debater com a comunidade o estágio atual dos projetos de geotecnologias. Foi o caso da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa). “O MundoGEO#Connect traz desde os prestadores de serviços até representantes de softwares e hardware. Todos os tipos de serviços e de relações estão aqui. Para nós isso é muito importante, pois estamos trazendo um projeto que usa amplamente as geotecnologias, como é o caso do mapeamento de São Paulo”, explica Priscila Masson, gerente da unidade de cartografia da Emplasa.

De acordo com Paulo Costa, analista sênior de sustentabilidade da Vale, a principal contribuição que o MundoGEO#Connect trouxe, por meio dos eventos paralelos, foi a aproximação entre empresas. “A Vale apresentou, no dia 15 de junho, a visão e atuação da empresa com relação à geotecnologia para atender os seus projetos nacionais e internacionais. Além disso, nós esperamos receber as empresas interessadas, com novas propostas e soluções para possíveis contratações. Por isso foi muito bom, pois as empresas entenderam como nós trabalhamos com geo”, diz Costa.

A Prefeitura de São Paulo também apresentou o histórico do órgão com relação ao uso de geotecnologias nas áreas de habitação, infraestrutura e meio ambiente, principalmente ligadas ao mapeamento para tomada de decisão, como explica Sílvio Ribeiro, especialista em geo da Prefeitura.

Encontros de Usuários

Outro evento paralelo ao MundoGEO#Connect foi o Encontro de Usuários do FME, que pela primeira vez se reuniram no Brasil para conhecer em detalhes a nova versão do software. Na ocasião, especialistas da Safe Software e da empresa Inovação trocaram experiências com usuários de diversos segmentos do mercado brasileiro de GIS. Para Marco Fidos, diretor da Inovação, o encontro foi uma oportunidade para mais de 100 usuários do FME no Brasil se reunirem para debater e compartilhar experiências do software que, há anos, vêm demonstrando ser uma poderosa ferramenta para extrair, transformar e carregar dados espaciais.

No último dia do MundoGEO#Connect, ferramentas e soluções de geotecnologia para Agribusiness Intelligence (Agro BI) foram apresentadas em uma palestra organizada pela AgroTools e pela Digibase. Segundo Sergio Rocha, diretor da AgroTools, a geotecnologia está revolucionando o setor rural. “Cada vez mais o agronegócio e as commodities encontram-se inseridas no processo produtivo, aumentando o interesse de investidores internacionais, o que exige cada vez mais eficiência nos processos. É aí que a geotecnologia demonstra sua importância, especialmente para a gestão de grandes áreas territoriais”.

1º Prêmio MundoGEO#Connect

O O MundoGEO#Connect lançou o primeiro prêmio no setor de geotecnologias, com o objetivo de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais e empresas. A premiação foi dividida em 13 categorias e os ganhadores foram escolhidos pela comunidade, através de votações online.

Entre as melhores empresas da área de geo, os grandes vencedores foram a Engemap, a Sisgraph e o grupo Santiago & Cintra. O principal prêmio, de profissional da década, teve como ganhador Luiz Paulo Souto Fortes, diretor de geociências do IBGE, que venceu uma disputa equilibradíssima com Gilberto Câmara, diretor do Inpe, e João Francisco Galera Monico, pesquisador da Unesp Presidente Prudente.

Prêmio MundoGEO#Connect_vencedores
Ganhadores da 1ª edição do Prêmio MundoGEO#Connect

Veja quem foram os ganhadores do Prêmio MundoGEO#Connect 2011:

Profissional da Década
Luiz Paulo Souto Fortes, diretor de geociências do IBGE

Instituição de Ensino e/ou Pesquisa de Maior Destaque
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Lista de Discussão Mais Ativa
ArcGIS-Brasil (http://br.groups.yahoo.com/group/ArcGIS-Brasil)

Melhor Blog de Geotecnologia
Geoinformação Online (http://geoinformacaonline.com)

Profissional de Marketing de Maior Destaque
Fernando Schmiegelow, diretor de marketing da Sisgraph

Empresa com Maior Presença Online
Engemap

Melhor Empresa de Imagens de Satélite
Santiago & Cintra Consultoria

Melhor Empresa de Softwares de GIS
Sisgraph

Melhor Empresa de Equipamentos de GNSS e Topografia
Santiago & Cintra Geotecnologias

Melhor Empresa de Mapeamento e Aerolevantamentos
Engemap

Melhor Empresa de Suporte Técnico em Equipamentos
Santiago & Cintra Geotecnologias

Melhor Empresa de Suporte em Softwares GIS
Sisgraph

Melhor Empresa de Bases de Dados Geoespaciais
Santiago & Cintra Consultoria

Além das categorias que fizeram parte da premiação deste ano, para 2012 já está programada a premiação para os melhores projetos de geo com ênfase nos resultados e na inovação. Veja em breve, no site do MundoGEO#Connect, quais serão as novas categorias e saiba como participar da votação.

Aprovado!

Para continuar inovando e garantir um sucesso ainda maior na próxima edição, a organização do evento realizou uma pesquisa sobre o MundoGEO#Connect 2011. Entre os visitantes da feira e participantes dos seminários e mini-cursos, 87% aprovaram a data, organização e infraestrutura do local, 88% participariam novamente e recomendariam o MundoGEO#Connect aos colegas, enquanto 85% avaliaram como excelentes ou bons os temas abordados.

Eduardo Freitas, coordenador técnico do MundoGEO#Connect, comenta sobre a primeira edição do evento. “O MundoGEO#Connect mostrou a que veio: é um evento plural, que representa todas as marcas presentes no mercado; é um encontro com a cara do Brasil e da América Latina, feito por stakeholders locais que conhecem a realidade e cultura da região; tem um modelo moderno, inovador e interativo, pois usa as redes e o contato direto para criar conexões entre as pessoas; mas principalmente é um evento honesto e verdadeiro, que joga limpo com os participantes e entrega o que foi proposto, sem fazer promessas ‘mirabolantes’ mas também sem deixar de lado a qualidade no conteúdo”.

Segundo Emerson Granemann, diretor e publisher do Grupo MundoGEO, o evento deu início a uma nova forma de promover as geotecnologias. “Com o evento no formato ‘talkshow’, privilegiamos a interação entre os presentes e os conectados à distância, não só do Brasil mas também de outros países. Este é, afinal, nosso objetivo: unir o que está disperso e consolidar o evento como o principal do setor na América Latina”.

MundoGEO#Connect 2012

A segunda edição do MundoGEO#Connect já está marcada para 29 a 31 de maio de 2012, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, mas o espaço de feira e auditórios será ampliado, visando atender um maior número de expositores, palestrantes, debatedores e participantes. Segundo Emerson Granemann, já existem mudanças programadas para a próxima edição. “No próximo ano serão adicionados mais cursos, uma área de feira 40% maior e um espaço para auditórios com o dobro da capacidade. Eventos paralelos estão sendo planejados, nas áreas de meio ambiente, defesa, Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), etc.”, conclui.

Mais informações estão disponíveis no site do evento https://mundogeoconnect.com ou podem ser obtidas pelos telefones (41) 3338 7789 e (11) 4063 8848, email connect@mundogeo.com,
Twitter @mundogeo ou facebook.com/mundogeoconnect.

Conecte-se!

MundoGEO#Connect 2011