No dia 21 de setembro de 2011, a Inteligência de Imagens completou mais um ano de atividade no Exército Brasileiro. Há 65 anos, no ano de 1946, teve início o primeiro curso de Fotointerpretação no Brasil para uma turma de seis Sargentos, no então Centro de Instrução Especializada, hoje Escola de Instrução Especializada (EsIE), situada no Rio de Janeiro/RJ.

Este primeiro curso teve como instrutores dois Capitães vindos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), para onde foram designados ao término da 2ª Guerra Mundial. Os Capitães Werner e Melo trouxeram os conhecimentos de Leitura e Interpretação de Fotografias Aéreas das operações em que participaram com os aliados, em particular, com os ingleses e os norte-americanos, extraindo dados das fotografias aéreas obtidas na frente de batalha. Na EsAO, como instrutores, foram responsáveis pelo funcionamento da “Subseção de Fotoinformação do V Exército de Campanha (V Ex Cmp)”, em manobra realizada no Campo de Instrução do Gericinó com os Capitães-Alunos.

O primeiro curso funcionou no então Departamento de Engenharia do Centro de Instrução Especializada. Somente em maio de 1949 é que foi criado o Departamento de Fotoinformação e Desenho, chefiado pelo Capitão Cícero Amarante Imbuzeiro, também vindo da EsAO.

Após 53 anos e mais de 700 especialistas formados, a atividade de Fotointerpretação atualizou-se e, em 2000, após uma reestruturação curricular, os cursos de Fotointerpretação e Fotoinformação evoluíram para Interpretação de Imagens (Intpr Im) e Análise de Imagens (Anl Im), respectivamente. A Seção de Fotoinformação da EsIE, passou a ser designada como Seção de Inteligência de Imagens.

Com o objetivo de aproximar mais a Inteligência de Imagens da atividade de inteligência militar desenvolvida no Exército, em 2004 a Seção de Ensino de Inteligência de Imagens foi transferida para a Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx). Em seguida, já em julho de 2005, os cursos ministrados passaram a ser denominados Inteligência de Imagens para Oficiais e para Sargentos.

EsIMEx

Em todo esse tempo de vida, a Fotointerpretação (como é chamada até hoje, no meio civil), procurou atuar de forma convincente e objetiva, realizando missões de apoio a Grandes Comandos. Atualmente a atividade de Inteligência de Imagens é fundamental no planejamento de Estado-Maior. Um amplo estudo do terreno e do inimigo, utilizando fotografias aéreas, imagens de satélite, de VANTs, radar e termais permite ao Comandante ter preciosos dados do campo de batalha.

Os especialistas formados, inicialmente na EsIE, e agora na EsIMEx, são empregados no Sistema de Imagens e Informações Geográficas do Exército (SIMAGEx), mobiliando as Seções e Subseções de Imagens e Informações Geográficas dos Comandos Militares de Área, CIE e COTER, exatamente como sugeriam os Capitães Werner e Melo, no exercício de campanha da EsAO, há 59 anos.

Conheça a nova rede social GeoConnectPeople.