Para ampliar os recursos de smart grid da Oracle, a empresa está lançado o Oracle Utilities Network Management System 1.11, que oferece novos recursos de modelagem e análises para aprimorar a gestão de grids de distribuição às empresas de serviços públicos de eletricidade.

Os novos aperfeiçoamentos de modelagem oferecem exibições em tempo real da atividade de grid para ajudar a alinhar de modo adequado a geração de eletricidade com a demanda. O entendimento dos potenciais resultados nas mais diversas condições possíveis (tempestades, temperaturas extremas e flutuações no uso comercial e residencial) ajuda as distribuidoras de energia elétrica a melhorar os planos de contingência, bem como a manter a continuidade das operações em ocasiões que antes resultariam em interrupção no fornecimento.

Para ajudar ainda mais os operadores de grid, a nova modelagem permite analisar os efeitos das cargas dos consumidores — como recarga de veículos elétricos (EVs, na sigla em inglês) — em diferentes locais e identificar em que localidades a recarga fora de pico é necessária em virtude de restrições da capacidade do grid.

A nova versão ressalta ainda mais os recursos de gestão de distribuição avançada (ADM, na sigla em inglês) essenciais para o Oracle Utilities Network Management System. A ADM é um novo conjunto de funções que otimizam o grid, a distribuição e a gestão de cortes de energia – quesitos fundamentais para a operação ideal do smart grid.

Saiba mais o Oracle Utilities aqui.