Essa semana foi anunciado que a Comissão Nacional de Cartografia (Concar) permitirá o acesso público online de informações referentes ao andamento e execução de políticas públicas brasileiras, previstas no Plano Plurianual, de 2012-2015. Isso será possível a partir do ano que vem, pelo Portal da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde).

O Portal está no ar desde 2010, e hoje já conta com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Inde é tema de debates no MundoGEO#Connect

A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde) foi instituída com Decreto 666/2008, com o objetivo de catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais existentes nas instituições do governo brasileira, de maneira que possam ser facilmente acessados por qualquer usuário de internet.

Em junho deste ano, aconteceu o evento MundoGEO#Connect contou com o seminário de Base de Dados Geoespaciais, que trouxe, entre as palestras, as implicações da Inde. A explanação do assunto ficou por conta de Hesley Py, coordenador do Comitê da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Cinde).

Um dos pontos destacados por Hesley é a integração dos dados e o compartilhamento destes, que estão acertadas no plano de ação da Cinde. Inicialmente, Hesley explica que o compartilhamento ocorrerá através de um plataforma colaborativa, como os “wikis”, que será provida pela Diretoria de Informática do IBGE.

Veja a apresentação completa do coordenador da Cinde no MundoGEO#Connect. Clique aqui para ter acesso ao material.

Luiz Paulo Souto Fortes, secretário-executivo da Concar, em entrevista ao Portal MundoGEO, explica a importância e alguns conceitos que envolvem a Inde. Confira abaixo a matéria.

Veja o canal do MundoGEO no Youtube.