O Portal MundoGEO , em parceria com empresas do setor de geotecnologias, promove dois seminários no dia 27 de outubro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP): “Solução em Imagens da Terra para Uso Corporativo” e “Geomática nas Obras de Engenharia e Infraestrutura”.

Sensoriamento Remoto

Além de reunir vários especialistas e usuários da área de sensoriamento remoto, o seminário “Solução em Imagens da Terra para Uso Corporativo” irá trazer ao centro dos debates as tendências ligadas aos sensores que estão embarcados em satélites, aviões e Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs).

Em formato diferenciado, no estilo “talk-show”, esse evento tem o objetivo de reunir especialistas e usuários de imagens de satélite, como profissionais de empresas públicas e privadas, das áreas de meio ambiente, agronegócios, infraestrutura e gestão territorial, para apresentar e debater sobre as tendências e os resultados na área de sensoriamento remoto.

Qual o sensor ideal?

Essa palestra irá apresentar as opções de sensores para projetos diferenciados. De acordo com as informações, os profissionais poderão tirar conclusões sobre o melhor sensor, a partir de cada fonte de imagem: ótica, radar ou laser, em sensores orbitais e aerotransportados.

Sensores em satélites vigiando o dia a dia na área rural

Neste painel, o participante conhecerá mais sobre a aplicação das imagens de média resolução e alta taxa de revisita no campo.

Imagens de satélites mostrando em tempo quase real o que muda no espaço urbano

A palestra irá mostrar como as imagens de satélite em alta resolução auxiliam projetos no espaço urbano.

Novas aplicações do mapeamento 3D a partir de imagens laser e radar

Os palestrantes irão discutir como são feitas a coleta, o processamento e as aplicações das nuvens de pontos obtidas por sensores ativos.

Resultados obtidos a partir de câmeras de pequeno e médio formato

Nesta palestra serão abordadas as principais diferenças das imagens coletadas por câmeras de baixo custo em relação aos equipamentos fotogramétricos tradicionais.

A invasão dos VANTs promete revolucionar o mercado

E por fim, o participante do seminário poderá conhecer a relação custo benefício da coleta de imagens a partir de veículos não tripulados.

Este seminário é uma realização do MundoGEO, responsável pelas revistas InfoGEO e InfoGNSS, pelos portais MundoGEO e InfoGPS e pelo evento anual MundoGEO#Connect. Além disso, o evento conta com o patrocínio da AMS Kepler, Santiago&Cintra Consultoria, Esteio e GlobalGeo, e com o apoio da Embrapa Monitoramento por Satélite, Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos de São Paulo (Abec-SP), Instituto Geodireito, Instituto Ambiente em Foco, Revista Visão Socioambiental, Editora Oficina de Textos e UOL.

Automação Topográfica

O seminário “Geomática nas Obras de Engenharia e Infraestrutura” abordará temas como as principais características dos principais equipamentos de coletas de dados de campo, como as estações robóticas, medições sem prisma, GPS RTK e scanners terrestres. Além disso, serão abordadas também as etapas de processamento, representação e aplicação das informações geradas por esses equipamentos.

O evento é indicado para profissionais de empresas públicas e privadas, que utilizam essas tecnologias, com destaque para a áreas de mineração, estradas, portos, aeroportos, barragens, geração e distribuição de energia, reflorestamento, saneamento e telecomunicações.

Confira a programação completa do evento:

Compare as estações robóticas com as tecnologias tradicionais de levantamentos

Este primeiro painel, que tem início às 9h, traz as novidades com relação às estações totais robóticas e medições sem prisma, para aumentar a produtividade em campo. O participante poderá conferir opiniões de especialistas no assunto, além de ver apresentações de cases reais obtidos por empresas que estão utilizando esta tecnologia.

Quando e porque vale a pena investir na tecnologia GPS RTK?

Aqui, os participantes conhecerão mais sobre as vantagens do GPS RTK, através de demonstrações de aplicações reais e dos resultados de ganhos de precisão e tempo com uso dessa tecnologia. Além disso, vários profissionais irão apresentar como o GPS RTK pode ser usado de forma eficaz na execução de grandes obras de engenharia e infraestrutura, gerando ganhos de tempo e dinheiro.

O escaneamento terrestre será o futuro da topografia?

Nesta palestra, será abordado como são feitas a coleta e o processamento de nuvens de pontos obtidos por laser scanners. Especialistas irão mostrar exemplos, resultados a relação custo/benefício do uso deste tipo de tecnologia, que gera “nuvens” de pontos para serem usados como um modelo 3D realístico.

O seminário Geomática nas Obras de Engenharia e Infraestrutura conta com o patrocínio das empresas Santiago&Cintra Geotecnologias, Furtado Schmidt e Alezi Teodoloni. O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos de São Paulo (Abec-SP), Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores do Estado de São Paulo (Apeaesp), Portal Topografia , Instituto Geodireito, Editora Oficina de Textos e UOL.

Serviço
Seminários
Solução em Imagens da Terra para Uso Corporativo https://mundogeo.com/seminarios/imagens2011
Geomática nas Obras de Engenharia e Infraestrutura https://mundogeo.com/seminarios/geomatica2011
Dia 27 de outubro
Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (Clique aqui para ver a localização no mapa)
Confira os descontos especiais para grupos, assinantes das revistas InfoGEO e InfoGNSS, estudantes, pesquisadores e professores.
Mais informações
(41) 3338-7789 ou (11) 4063-8848. De 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h. Ou ainda, você pode enviar um e-mail para seminario@mundogeo.com .