Latinoware 2010

Mais uma vez a cidade de Foz do Iguaçu irá se transformar na capital do software livre. Entre os dias 19 e 21, a cidade sedia a oitava edição da Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2011, um dos principais eventos do gênero na América Latina.

A conferência será realizada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e deve contar com mais de 2.500 participantes, entre estudantes, profissionais e especialistas de diversas áreas. Entre as personalidades já confirmadas está  Jon “Maddog” Hall, presidente da Linux International, que vem para comemorar os 20 anos do Linux, com palestras sobre o que o sistema operacional proporcionou neste período e quais são as suas perspectivas futuras.

Além de uma intensa programação de palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos sobre temas ligados às tecnologias da informação e da comunicação, outros eventos paralelos estão previstos. Na parte de exposição, em uma área de 900 m², empresas de todo o país poderão apresentar os seus principais produtos e serviços.

Uma das novidades da Latinoware deste ano será a utilização de dispositivos de comunicação de dados. O aparelho – semelhante a um controle remoto – será distribuído por empréstimo a todos os participantes da conferência. Por meio deles, o público poderá avaliar o nível das palestras, participar de enquetes e receber informações sobre as empresas presentes.

A inovação foi desenvolvida por empresas incubadas do PTI com o intuito de ampliar a interatividade dos participantes e reduzir o uso do papel. Para o público ter noção do benefício da ação ecológica, um telão eletrônico montado no evento atualizará em tempo real os números da redução promovida.

Espaço para geo

O evento terá um espaço dedicado inteiramente para o setor de geo, no 1º dia do evento. Alguns dos temas apresentados incluem o desenvolvimento de aplicações geoespaciais para web com produtividade e padronização, versionamento de camadas com PostGIS. Em outro horário, será debatido o uso das ferramentas VRaptor 3, JPA + Hibernate, Geotools, e OpenLayers. Confira a programação aqui.