O WebGIS-Moçambique, um sistema dinâmico e interativo para gestão dos recursos naturais desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite, teve novos recursos incorporados e qualificados. O sistema é um dos primeiros resultados do programa de apoio à Plataforma de Inovação Agrária de Moçambique e vai subsidiar o mapeamento das potencialidades dos recursos naturais para produção agrícola e pecuária.

As atualizações no sistema foram realizadas com apoio do geógrafo do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), Orlando Inácio Jalane, que durante dois meses permaneceu no Brasil para participar de capacitações na área de geotecnologias.

Concebido como um sistema de informações geográficas disponibilizado na internet, o WebGIS permite ao usuário consultar informações georeferenciadas de modo amigável, manipulando diferentes planos de informação.

Recursos atualizados

Nesta segunda fase, foram realizadas adaptações no sistema de classificação de solos e também incluídas informações sobre a capacidade de drenagem. Também foram incorporadas informações sobre aptidão agrícola para culturas como soja, milho, mandioca, arroz, amendoim e algodão e ainda informações sobre uso e cobertura do solo, zonas agroecológicas, áreas de parques e reservas naturais, bacias hidrográficas, localização das estações meteorológicas e qualificação dos dados de transporte do país.

WebGIS-Moçambique

O WebGIS-Moçambique contempla também informações sobre tipos de solo, curvas de nível, classes de declive, médias de chuva e a divisão política do país.

O Programa de Apoio à Plataforma de Inovação Tecnológica de Moçambique é uma cooperação tripartite, envolvendo o Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o país africano.

O foco do programa é o fortalecimento do IIAM e a cooperação na área de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia, de forma a contribuir para a autossuficiência na produção de alimentos em Moçambique. As atividades da Embrapa são coordenadas pela Secretaria de Relações Internacionais e conta ainda com a atuação da Embrapa Solos e Embrapa Cerrados.

A Embrapa Monitoramento por Satélite é responsável pelas ações envolvendo informações geoespaciais para a gestão dos recursos naturais e para o desenvolvimento agrícola. Treinamentos e capacitações de profissionais moçambicanos são uma das atividades previstas pelo projeto e que deve se repetir no ano que vem.

O WebGIS-Moçambique está disponível na internet. Clique aqui para saber mais.