A 36ª edição da revista InfoGNSS, uma das mais importantes publicações voltadas inteiramente ao setor de geomática, já está chegando aos assinantes, com várias novidades. A começar pelo tema da matéria de capa desta edição: o Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM), o qual pretende ser a chave para a gestão eficiente de cidades.

Esse assunto também teve destaque no evento MundoGEO#Connect, que aconteceu de 14 a 16 de junho deste ano, em São Paulo. Os principais palestrantes presentes no seminário “Geotecnologias na Gestão Municipal”, que ocorreu no último dia do evento, conversaram com a equipe da InfoGNSS para desenvolver um panorama do CTM pelo Brasil, inclusive assinalando as diretrizes para a implantação do Cadastro. Eglaísa Cunha, gerente de capacitação do Ministério das Cidades, conta como o CTM pode ser implantado, além de esclarecer as principais dúvidas referentes ao assunto.  Além disso, conversamos com representantes de Belo Horizonte e Campinas – cidades pioneiras na implantação do sistema – que contam as experiências, desafios e perspectivas com relação ao projeto de aperfeiçoamento das ferramentas do CTM.

Da mesma forma, o georreferenciamento de imóveis rurais, tema dinâmico e amplamente debatido, ainda gera muitas dúvidas com relação às técnicas e novidades na área. Por isso, a InfoGNSS 36 traz uma matéria sobre o que aconteceu no mini-curso de georreferenciamento e certificação de imóveis rurais e no seminário que abordou este assunto, no MundoGEO#Connect. Os fatores mais importantes, quando se fala nisso, são, sem dúvida, a revisão da Norma Técnica e os novos procedimentos adotados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que foi representado por Marcelo Cunha, coordenador geral de cartografia do Incra.

Nesta edição da InfoGNSS você poderá conferir também as novidades do mundo corporativo de geo, através de uma entrevista exclusiva com Ola Rollen, CEO do Grupo Hexagon, que conta como está a atuação do grupo no mercado geoespacial e de metrologia, além do crescimento da empresa no cenário latino-americano.

Para manter a tradição, a revista traz ainda os destaques do Portal MundoGEO, por meio das seções Navegando, com os principais acontecimentos na área de cartografia e geomática;  Lançamentos, com as novidades em equipamentos e softwares de topografia; Acontece, uma agenda que traz eventos e cursos na área; e artigos técnicos, desenvolvidos por profissionais especializados e envolvidos com o setor de geomática. Você pode conferir também o Guia de Empresas, que disponibiliza informações sobre as principais empresas atuantes no setor.

Versão online para folhear e baixar

Esta edição da InfoGNSS traz outra novidade: a versão digital da revista está com novos anúncios, exclusivos para o meio online. Você pode acessar, “folhear” e baixar a revista atravé deste link. Os interessados em adquirir a assinatura da InfoGNSS ou comprar revistas avulsas, devem acessar a Loja MundoGEO.