Na última quinta-feira (27/10) aconteceram os seminários Soluções em Imagens da Terra para Uso Corporativo e Geomática nas Obras de Engenharia e Infraestrutura, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Estes seminários contaram com a presença de 40 palestrantes e 840 participantes, entre presentes e via webinar. Dentre os assuntos abordados durante o dia, os destaques ficaram com o uso de estações robóticas e escaneamento a laser nas obras de engenharia, além do uso de sensores radar e Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). Estes eventos foram realizados pelo MundoGEO em conjunto com as principais empresas do setor de geotecnologia.

Em formato diferenciado, no estilo “talk-show”, as apresentações proporcionaram aos participantes a troca de ideias e a atualização nas áreas de sensoriamento remoto e automação topográfica.

 

“Foi um dia de intensa troca de informação, entre os palestrantes, debatedores e participantes presenciais e a distância”, afirma Eduardo Freitas, mediador do seminário de geomática. “O formato de semi-arena possibilitou a proximidade entre apresentadores e plateia, aumentando ainda mais a interatividade. Além disso, uma sessão de cada seminário foi transmitida via webinar, fazendo com que o evento transcendesse as barreiras físicas e chegasse a todo o Brasil e o mundo”, conclui.

O seminário “Soluções em Imagens da Terra para Uso Corporativo” contou com 164 participantes e 16 palestrantes e debatedores. O destaque desse evento foi a primeira sessão do dia – “Qual o sensor ideal?”-, no formato “Roda Viva”, na qual um convidado especial ficou sentado em uma cadeira giratória no meio do auditório, para responder a perguntas feitas por especialistas. No evento, o convidado foi Antonio Machado, diretor da AMS Kepler Engenharia de Sistemas, que falou sobre o sensor ideal para realizar imagens da superfície terrestre, bem como as limitações tecnológicas na busca pelo instrumento ideal.

Além disso, aconteceu uma sessão sobre Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), que teve transmissão via webinar, com a participação de 286 pessoas. A palestra “A invasão dos VANTs promete revolucionar o mercado” abordou o uso desse tipo de veículo na realidade brasileira.

Já o seminário “Geomática nas Obras de Engenharia e Infraestrutura” teve a presença de 113 participantes no local e 18 palestrantes. Foi discutido como e porque as estações totais, o GPS RTK e os scanners a laser, aliados a eficientes softwares topográficos, ampliam a produtividade em campo.

O debate “Compare as estações robóticas e medições sem prisma com as tecnologias tradicionais de levantamentos” abriu espaço para que engenheiros e técnicos falassem sobre o potencial da automação topográfica na redução de prazos e custos durante a execução de grandes obras. Esta sessão contou com a presença de Adam Souza, tecnólogo agrimensor da Construtora Andrade Gutierrez; Fabio Marcel Sanz, engenheiro civil e sócio diretor da HZ Engenharia; e Roberto Lazarini, engenheiro cartógrafo e diretor do Departamento de Gestão do Patrimônio Imobiliário da Prefeitura de São Paulo. Esta palestra também teve transmissão via webinar e contou com 242 pessoas conectadas.

Outro destaque desse evento foi a presença de Daniel Queiroz, engenheiro civil e especialista técnico da Autodesk que mostrou, na palestra “Integração de dados em campo: dos equipamentos para o CAD e BIM”, como todos os dados coletados podem ser integrados através de modelos tridimensionais. Ele também apresentou as vantagens de utilizar modelos 3D nas obras de engenharia e infraestrutura.

Além da transmissão de uma sessão de cada seminário via webinar, os eventos foram comentados em tempo real pelo Twitter e Facebook. Confira alguns dos tópicos mais abordados através do Twitter:
@William__Tell Assistindo webinar Invasão dos VANTs pelo @MundoGEO
#imagens Você sabia que existem VANTs desde 1916, e que foram utilizados na primeira guerra mundial?
@Abecsp estamos participando dos seminários MundoGEO e está valendo a pena!
#imagens Em 2007 foram produzidas as duas últimas unidades de câmaras aéreas analógicas. Você saiba?
#Geomatica O futuro será o desenvolvimento de softwares para dinamizar as aplicações, em todos os locais
@girsao O maior problema do RTK na America do Sul, sao os problemas da ionosfera!! Vamos ajudar a resolver isso!! #cintilações
#Geomatica Roberto Lazarini fala agora sobre as aplicações possíveis de medição sem prisma: a qualidade do objeto a ser medido é essencial

O evento Soluções em imagens da Terra para uso Corporativo contou com o patrocínio das empresas AMS Kepler, Santiago&Cintra Consultoria, Esteio e GlobalGeo. Já o seminário Geomática nas Obras de Engenharia e Infraestrutura teve o patrocínio da Santiago e Cintra Geo-Tecnologias, Furtado Schmidt e Alezi Teodolini.

Ambos os eventos foram uma realização do MundoGEO, responsável pelas revistas InfoGEO e InfoGNSS, pelos portais MundoGEO e InfoGPS e pelo evento anual MundoGEO#Connect LatinAmerica. Apoiaram estes seminários: Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos de São Paulo (Abec-SP), Instituto Geodireito, UOL, Editora Oficina de Textos, Instituto Ambiente em Foco, Revista Visão Socioambiental, LabGIS Extensão da UERJ, Portal Topografia, Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores do Estado de São Paulo (APEAESP), Associação Profissional dos Geógrafos no Estado de São Paulo (APROGEO-SP) e Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (SINAENCO).