A Bentley Systems, empresa norte-americana fornecedora de soluções em softwares para a infraestrutura sustentável, anunciou no início da semana a aquisição da inglesa Pointools, fornecedora de tecnologia de nuvens de pontos, integrando as soluções da empresa com o processamento em nuvens de pontos.

Aparelhos de escaneamento vêm se tornando cada vez mais comuns, fazendo com que a relação custo-benefício de captura de imagens também melhore, porém o armazenamento de dados ainda é um problema. Com a aquisição, a Bentley tenta superar esse desafio, fornecendo modelos de estruturas 3D mais fáceis de serem operados.

A empresa afirmou que pretende integrar o processamento em nuvem de pontos às plataformas ProjectWise e AssetWise, estendendo a tecnologia para todos seus aplicativos e soluções. A principal novidade será o uso do processador Vortex da Pointools, que pode comprimir bilhões de pontos em pouco tempo.

Segundo o vice-presidente senior da Bentley, Bhupinder Singh, a aquisição de gigabytes ou ainda terabytes de dados não será mais um problema aos usuários. “Antes do fim do ano um novo serviço para a gestão de nuvens de pontos será introduzido ao ProjectWise”, completa.