Na última terça-feira, 8 de novembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) formalizou seu ingresso no International Charter “Space and Major Disasters”, um consórcio de instituições e agências espaciais que fornece dados de satélites para gestão de desastres naturais em todo o mundo.

Antes mesmo de tornar-se membro oficial, em janeiro deste ano o Inpe acionou o Internacional Charter logo após as chuvas e deslizamentos que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro. As imagens obtidas na ocasião contribuíram no gerenciamento de ações da Defesa Civil.

O acordo entre o Inpe e agências espaciais europeia e francesa (ESA e CNES, nas siglas em inglês), fundadoras do International Charter “Space and Major Disasters”, foi assinado durante a plenária anual do Comitê de Satélites de Observação da Terra (CEOS) realizada em Lucca, Itália, de 7 a 9 de novembro.

“Ao aderir ao Charter, o Inpe está mais preparado a ajudar a sociedade brasileira e internacional em caso de grandes catástrofes”, declarou Gilberto Câmara, diretor do Inpe.

Mapas produzidos a partir de dados de satélites do International Charter foram usados para orientar ações de resgate e avaliar conseqüências do terremoto e tsunami no Japão, no início deste ano, e do terremoto no Haiti, em 2010, entre outros desastres.

Desde 2000, quando foi criado, o International Charter “Space and Major Disasters” beneficiou aproximadamente uma centena de países, em cerca de 300 episódios como terremotos, furacões, ciclones, inundações e incêndios, entre outros. Em 2010, foi aprovado o ingresso do Brasil no International Charter, ato agora formalizado. A partir do lançamento do CBERS 3, em 2012, o Brasil poderá ser também um ativo fornecedor de dados de satélites em ocasiões de calamidade.