A fim de unir esforços e desenvolver atividades de pesquisa e projetos de alta-qualidade, o Laboratório de Geotecnologias da Facudade de Geologia da UERJ (Labgis) e a empresa GlobalGeo Geotecnologias firmaram um convênio técnico-científico no dia 10 de outubro.

“O objetivo do convênio é estreitar ações da empresa e academia, trabalhando em cooperação nos campos de pesquisa e extensão na área de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas com a GlobalGeo. O Labgis acredita que esse convênio gera um espaço de troca e de crescimento para todas as partes”, explica José Augusto Sapienza, coordenador-técnico do Laboratório.

Eduardo Paço, diretor da GlobalGeo ressalta: “a interação da GlobalGeo e o Labgis possibilitará aos alunos terem contato com a realidade técnica e comercial de uma empresa de geotecnologias. Acreditamos que o Labgis possa ser um grande parceiro para o desenvolvimento técnico e acadêmico.”

Como primeiras ações, a GlobalGeo apoiará projetos de pesquisa do Labgis sobre análise de cobertura vegetal no Brasil, como o caso dos deslizamentos e impactos que ocorreram na região serrana do Rio de Janeiro no início do ano e o uso de sensores remotos na análise de recursos minerais. Também será desenvolvido um curso de extensão de Sistemas de Informações Geográficas focado no software Global Mapper.

“Infelizmente no Brasil as iniciativas entre a academia e a iniciativa privada ainda são insuficientes, as ações conjuntas entre essas áreas têm muito o que somar à sociedade”, conclui Sapienza.