O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) vai ampliar a formação de mão de obra para o setor de energia eólica. Até 2014, serão capacitadas 500 pessoas, entre técnicos de planejamento e análise de instalação de parques eólicos, profissionais para construção, operação e manutenção desses parques e instrutores do próprio SENAI.

O projeto será executado em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ). O acordo foi assinado nesta quarta-feira, 23 de novembro, em Brasília, pelo diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, e o diretor da GIZ para o Brasil, Ulrich Krammenschneider.

Os cursos de formação serão oferecidos em nove estados – Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Também estão previstas visitas técnicas de profissionais do SENAI a parques eólicos da Alemanha e de outros países europeus referências na oferta de energia gerada pelos ventos. O SENAI e a GIZ investirão US$ 2 milhões no projeto.

Até 2014 o Brasil deve gerar 7,2 gigawatts de energia eólica, o que representa 1% da energia gerada no país por fontes renováveis.  No projeto em parceria com a GIZ, serão capacitados 72 instrutores do SENAI e 360 profissionais para o setor. O SENAI também vai capacitar mais 45 profissionais para oferta de serviços de consultoria em análise de áreas para instalação de parques eólicos.