Satélite da constelação Cosmo-SkyMed

A Telespazio Brasil, subsidiária da Telespazio (Finmeccanica/Thales), ganhou dois contratos na Colômbia, no valor aproximado de € 400 mil (R$ 960 mil), para fornecer imagens dos satélites COSMO-SkyMed ao instituto geográfico do país. Ao longo das últimas semanas, chuvas pesadas causaram enchentes em grandes áreas da Colômbia, levando o governo a decretar estado de emergência no país.

O Instituto Geográfico Agustín Codazzi (IGAC) confiou à Telespazio Brasil a tarefa de fazer o monitoramento por satélite das áreas que correm maior risco de inundação, contando com a ajuda de quatro satélites da constelação COSMO-SkyMed, financiados pela Agência Espacial Italiana e pelo Ministério Italiano da Defesa.

Ao longo dos próximos dez dias, a Telespazio Brasil irá garantir cobertura de satélite para uma área de aproximadamente 65 mil quilômetros quadrados. As imagens fornecidas pela Telespazio Brasil são recolhidas e processadas pela e-GEOS, uma empresa estabelecida pela Agência Espacial Italiana (20%) e pela Telespazio (80%) para vender dados da constelação COSMO-SkyMed em todo o mundo.

Este é o primeiro contrato assinado pela Telespazio Brasil para fornecer imagens COSMO-SkyMed na Colômbia – um mercado que cresce rapidamente no setor de observação da Terra.

A Telespazio Brasil é uma subsidiária da Telespazio. A empresa tem sede no Rio de Janeiro (RJ), onde se localiza seu principal teleporto e conta com escritórios regionais em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Cuiabá (MT). Atualmente oferece uma ampla gama de soluções e serviços multimídia de alta tecnologia. A empresa já está confirmada como patrocinadora do MundoGEO#Connect Latin America 2012, apresentando seus principais serviços em observação da Terra. Confira a planta da feira.