O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou nesta quinta-feira, 19 de janeiro, a segunda edição da pesquisa sobre Mobilidade Urbana do Sistema de Percepção Social (SIPS). A pesquisa foi divulgada pelo diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur), Francisco de Assis Costa, e pelo assessor da Presidência do Ipea, André Calixtre, na sede do Instituto em Brasília.

O SIPS realizou pesquisa com 3.781 pessoas em 212 municípios brasileiros – um acréscimo de mil entrevistas em relação à edição anterior, 45% a mais que os 146 incluídos no estudo de 2010. A pesquisa evidencia as diferentes concepções que a população brasileira tem sobre a mobilidade urbana em seus diversos aspectos por tamanho populacional, frota por região e faixa salarial.

Dados da pesquisa indicam que para 41% da população dos municípios acima de 100 mil habitantes, o transportepúblico  é considerado “ruim” ou “muito ruim”. Para 30% da população nas grandes cidades, o transporte público é “muito bom” ou “bom”. Ainda nas grandes cidades, quase metade da população – 48% – avalia que o transporte público “não permite que as pessoas se desloquem com facilidade por toda a cidade”, enquanto que 36% afirma que sempre ou quase sempre deixa de procurar o serviço de transporte público por não se sentir à vontade ou em condições adequadas para utilizá-lo.

Acesse a pesquisa do Ipea na íntegra para conferir todas as informações.

Gestão municipal é tema de curso no MundoGEO#Connect LatinAmerica

O principal evento sobre geotecnologia da América Latina vai para sua 2ª edição, e novamente a gestão municipal será destaque, desta vez como um curso. Isso demonstra a importância do tema, que visa muitas vezes dirimir problemas  relacionados com o transporte urbano, este que é essencial para o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Marque na agenda! De 29 a 31 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo (SP), o MundoGEO#Connect Latin America vai trazer, dentre diversos outros temas,  a Gestão Municipal, demonstrando as  etapas de planejamento, execução e controle essenciais para a implantação com sucesso de um GIS para a gestão municipal .