O atual presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp, será o novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), conforme anunciado no final da tarde desta quarta-feira (19/01) pela Presidência da República.

Marco Antonio Raupp
Marco Antonio Raupp, novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação

Ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Raupp também foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

Graduado em Física pela Universidade do Rio Grande do Sul e PhD em Matemática pela Universidade de Chicago, Raupp assumirá o MCTI na terça-feira (24/01) em substituição a Aloizio Mercadante, nomeado novo ministro da Educação.

Ainda na noite de ontem, Marco Antonio Raupp divulgou a seguinte nota:

Recebo como uma distinção especial o convite da presidente Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, num momento fundamental da sua evolução. Com 40 anos de militância nas atividades cientificas e tecnológicas, como pesquisador e gestor de instituições da área, considero uma honra e um enorme desafio a nova missão que me é confiada.

Tenho absoluta consciência da exigência sem precedentes para que a ciência, a tecnologia e a inovação contribuam de forma essencial para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Para dar cumprimento a essa missão, espero contar com a participação ativa das comunidades científica, tecnológica e empresarial, e com o apoio das equipes que compõem o Ministério.

Também muito me honra suceder o ministro Aloizio Mercadante, a quem desejo a continuidade e o avanço do êxito alcançado pelo professor Fernando Haddad à frente do Ministério da Educação.

Marco Antonio Raupp

Fonte: Inpe