SAAE gvSIGO Sistema Corporativo de Geoprocessamento do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos), autarquia da Prefeitura Municipal, foi objeto de destaque na 3ª Jornada da América Latina e do Caribe (LAC) de gvSIG, realizado de 12 a 14de outubro de 2011 em Foz Iguaçu (PR). O evento contou com a participação de representantes de países da América Latina, Caribe e Península Ibérica.

O gvSIG é um software livre de SIG de código aberto, desenvolvido na cidade de Valência, com o apoio da União Européia. Quando comparado a outros sistemas de informação geográfica, o gvSIG se destaca, pois contém serviços da OGC tais como: WMS (Web Map Service), WFS (Web Feature Service), WCS (Web Coverage Service), serviço de catálogo e de Nomenclatura. “Instituímos em 2008 o Plano Diretor de Geoprocessamento do SAAE sob a responsabilidade do engenheiro Dirceu Azzolini Filho, da nossa Gerência de Planejamento e Projetos, para desenvolver o sistema que hoje está disponível a todo cidadão em nossa página da internet,” explica o presidente da autarquia, Eduardo Cotrim.

O SISGEO do SAAE utiliza ferramentas de acesso livre com tecnologias “Open Source”. Nas consultas, o usuário poderá pesquisar informações sobre as redes de água e esgoto, informações sobre a qualidade da água, localização dos reservatórios, hidrantes, postos de gasolinas, poços de captação de água, informações sobre o relevo, hidrografia, tipos de solo, visualizar imagem de satélite, localizar endereço, áreas publicas, criar mapas temáticos e imprimir suas consultas.

Como diferencial o SISGEO do SAAE está integrado ao Sistema Corporativo da Autarquia e os atendentes e fiscais tem acesso a todas as informações cadastrais de cada ligação podendo emitir boletos de cobrança, avisos, etc. “A estrutura tecnológica escolhida é de última geração e segue a tendência mundial para o futuro. É extremamente robusta com base em Linux e outros softwares com licença livre. Com nossa escolha economizamos algumas centenas de milhares de reais para os cofres públicos que seriam gastos na compra de licenças de softwares proprietários e cujas licenças teriam que ser renovadas periodicamente,” conclui Cotrim.

O sistema encontra-se disponível aqui. O vídeo com a apresentação da palestra também está disponível.

Transmissão online

O MundoGEO em parceria com a Associação gvSIG transmitiu seis palestras do evento, através da ferramenta de webinars do MundoGEO. As palestras tiveram participação massiva, tanto presencialmente como online. Os participantes dos webinars puderam interagir enviando suas dúvidas e comentários, que eram repassadas aos palestrantes e respondidas no final de cada apresentação. Foram quase 500 participantes nos dois webinars. Saiba mais sobre os seminários online MundoGEO.