O Núcleo de geoprocessamento da prefeitura de Joinville, município mais populoso do estado de Santa Catarina, está disponibilizando online as bases cartográficas referentes aos levantamentos aerofotogramétricos realizados nos anos de 1989 e 2007.

Todos os produtos georreferenciados gerados através da parceria com diversas secretarias e autarquias municipais através de um Sistema de Informações Municipais Georreferenciadas (SIMGeo) foram divulgados, a fim de democratizar a informação.

Em ambiente web, com a utilização da plataforma ArcGIS, é possível sobrepor camadas de informações de todo o município, podendo adequar o detalhamento da informação ao nível do lote. Assim, o uso desta tecnologia permitirá a qualquer cidadão ter acesso a informações relevantes referentes a: divisão territorial, planejamento, patrimônio histórico cultural, turismo, educação, saúde, meio ambiente, assistência social e defesa civil.

Segundo informações do Núcleo, para explorar as várias camadas disponíveis no site, é necessário primeiramente habilitar a camada “Joinville”, assim as demais estarão também aptas a serem visualizadas, basta identificar o grupo de informações a ser explorado, expandi-lo e habilitar a camada desejada. Caso a camada tenha sido habilitada e a mesma não seja carregada na tela, será necessário ampliar a visualização utilizando a ferramenta de zoom nas ferramentas de navegação, no canto esquerdo da tela até que seja possível visualizar a camada.

Para ter acesso aos dados basta acessar o link SIMGeo Downloads, escolher uma das restituições e clicar sobre a área de interesse para iniciar o download.

SimGEO Joinville geoprocessamento
Base cartográfica de Joinville