Tsunami_GPSCientistas descobriram que alertas de tsunami podem ser emtidos mais rápido mediante o uso do Sistema de Posicionamento Global (GPS) junto com a tecnologia atual de detecção de terremotos.

Os dados de estações GPS podem ajudar a reduzir o tempo do alerta de 20 para cerca de três minutos, segundo os resultados apresentados na reunião da União Geofísica Americana, realizada nos Estados Unidos no dia 8 de dezembro passado.

Os instrumentos sísmicos, nos quais atualmente se baseiam os sistemas de alerta, podem demorar muito tempo para avaliar com precisão a força de um terremoto, já que as leituras de vários pontos devem ser analisadas. No entanto, estações GPS podem medir grandes variações verticais de elevação do terreno em tempo real, este que é o fator responsável pelos tsunamis. Esta informação, somada aos dados sísmicos preliminares do mesmo local, permite determinar o tamanho e os prováveis efeitos do terremoto em questão de minutos.

A tecnologia já está pronta para ser testada na Califórnia e no Japão. Segundo Yehuda Bock, pesquisador da Universidade da Califórnia que comanda a equipe de desenvolvimento do sistema,  é somente uma questão de coordenação para que o sistema possa ser usado. A novidade vem recebendo recursos para ser testada em seis meses.