O setor de petróleo e gás está despertando, com cada vez mais força, os interesses da economia brasileira. Neste início de ano já foram anunciados dois grandes investimentos para o setor petrolífero e de gás. A Petrobras, por exemplo, incrementou o seu programa de capacitação técnica para estudantes, enquanto o Sebrae-RJ está investindo no Programa de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás (Prointer P&G).

Com isso, o mercado se vê aquecido e com a necessidade de se discutir como gerenciar ações, executar planos e manusear ferramentas complexas, como imagens de satélite e softwares de mapeamento. Por isso, esses assuntos serão temas do evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, o maior encontro do setor de geotecnologia da América Latina, que acontece de 29 a 31 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), e reunirá especialistas na área de Petróleo e Gás.

“As geotecnologias são usadas em várias etapas, desde a prospecção, extração, transporte e distribuição de petróleo e gás”, comenta Eduardo Freitas, coordenador técnico do MundoGEO#Connect LatinAmerica. “Estamos convidando os principais especialistas na área, para apresentar e debater os desafios do setor e as soluções tecnológicas”, conclui.

> Como surgiu o evento? O MundoGEO#Connect LatinAmerica surgiu da percepção de seus idealizadores sobre os assuntos que mais tiveram repercussão nas principais redes sociais, como o Twitter e o Facebook, nas pesquisas com assinantes da revista e visitantes do portal MundoGEO. Dessa forma, um dos objetivos do evento é conectar, seja presencialmente ou online, os usuários de geotecnologias, para que haja troca de ideias sobre o atual cenário do setor.

> Como é o espaço? O número de auditórios para as atividades do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012 foi ampliado em 100% em relação ao evento de 2011. Nesta edição, também, a oferta de espaços na feira de produtos e serviços foi ampliada em 50%. Clique aqui para ver a planta da feira.

> Quem frequenta o MundoGEO#Connect LatinAmerica? Os números levantados sobre a edição de 2011 apontam que 32% dos participantes são diretores e 33% gerentes ou coordenadores; 50% está no setor privado e 36% no setor público; e as áreas de interesse com maiores porcentagens são meio ambiente, recursos naturais, utilities, infraestrutura e planejamento territorial.

> Como foi a primeira edição do evento? Em 2011, estavam presentes mais de 100 palestrantes, incluindo representantes de empresas internacionais, como o presidente da Erdas, Joel Campbell. Outros destaques foram Tarun Bhatnagar, diretor de geo corporativo do Google para a América Latina, que participou do 2º Seminário Google Earth e Maps para Empresas; Wolfgang Bidermann, executivo da RapidEye; Dale Lutz, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Safe Software; e Mike Reslow, representante da ISPRS. Faça um Tour e veja as palestras do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2011: http://www.youtube.com/watch?v=rUBjrD70ABE&feature=plcp&context=C37f3a99UDOEgsToPDskIaEqqQpmuh9Z4zQgNhPxcy

> Como faço para participar ? As inscrições para o evento já estão abertas. Clique aqui para conferir os pacotes para os cursos, seminários e fóruns. A entrada na feira é gratuita.

> Envie seu case de sucesso. O projeto escolhido fará parte da grade de programação do evento. Clique aqui para submeter seu trabalho.

Serviço
MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012
Data: 29 a 31 de maio de 2012
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo (SP). Clique aqui para ver a localização no mapa
Informações: https://mundogeoconnect.com

O evento tem o apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Embrapa Monitoramento por Satélite, Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e Prefeitura de São Paulo, além do suporte internacional do Consórcio Geoespacial Aberto (OGC), Sociedade Internacional de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (ISPRS) e Associação de Tecnologia e Informação Geoespacial (Gita).

O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012 conta com o patrocínio Diamante das empresas:

> Santiago & Cintra Geo-tecnologias, representante da Trimble, Topcon, Faro e Optech;

> Furtado Schmidt, que representa no Brasil as marcas Garmin, Nikon e Spectra Precision;

> Hexagon, um dos grupos mais importantes do setor de metrologia e detentora da Leica Geosystems, Erdas, Intergraph e recentemente da brasileira Sisgraph;

> Alezi Teodolini, representante da Ashtech e Datageosis.