A Bombardier Transportation irá realizar nesse ano o YouCity, um concurso interativo para estudantes e profissionais sobre mobilidade urbana. A competição é online e vai reunir projetos que apliquem propostas de melhorias para diferentes mercados no mundo, representados por três cidades: Londres, na Inglaterra, na categoria mercado maduro; Belo Horizonte, no Brasil, na categoria BRICs; e Vienciana, no Laos, na categoria mercado emergente.

Os interessados em participar deverão se inscrever até o dia 29 de abril, em equipes de no máximo cinco pessoas. Os grupos terão que escolher uma das cidades citadas e uma linha de trabalho para competir: engenharia (definição de produto, conceito técnico), negócios (modelo de negócio, stakeholders, estratégia de financiamento) ou planejamento urbano (layout de rede, conceitos de urbanismo, integração).

A proposta vencedora sobre o futuro da mobilidade urbana será apresentada durante a feira InnoTrans, que acontece em setembro de 2012 em Berlim, na Alemanha. O concurso dá seguimento ao YouRail, apresentado na última edição da InnoTrans, em 2010, que atraiu 4.239 projetos e 8.565 comentários sobre o futuro do design de interiores para trens de passageiros.

Competição sobre mobilidade urbanaDe acordo com o diretor de Comunicação da Bombardier Transportation, Luis Ramos, a escolha de Belo Horizonte como cidade modelo dos BRICs foi feita com base no fato de a cidade possuir grandes dimensões e uma rede de transporte ainda incipiente com relação à elevada demanda de passageiros. A capital mineira também será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, com o estádio do Mineirão, o que leva à necessidade de novas soluções para a mobilidade.

Com população de 2,37 milhões de habitantes e um veículo para cada 2,4 habitante, o número de carros na cidade cresce na proporção de 4% a 7% ao ano, desde 1999. O número de motos também está em expansão, chegando a 11,5% ao ano. Por outro lado, a cidade apresenta apenas uma linha de metrô com 19 estações em operação, e mais de 2.900 ônibus operando em 300 linhas distintas. “Dessa forma, Belo Horizonte reúne todos os ingredientes necessários para ser um exemplo de transformação”, afirma Ramos.

Fonte: SEGS/IGD