A Intergraph anunciou nessa semana o lançamento do SmartPlant FreeView, um visualizador gratuito de arquivos de extensão .VUE, que permite que os usuários exibam e naveguem em modelos 3D da Intergraph, além de visualizar propriedades de plantas associadas.

O SmartPlant Free View abrirá qualquer projeto do SmartPlant 3D e SmartMarines 3D, da Intergraph, publicados como um arquivo em formato .VUE. Um usuário então pode caminhar pela planta, navio ou modelo offshore e selecionar qualquer objeto na imagem exibida para ver suas propriedades associadas da planta através de um pacote MDB2. O SmartPlant Review Publisher da Intergraph pode converter e combinar com o SmartPlant 3D ou SmartMarine 3D, assim como outros tipos de projetos, nos formatos .VUE e MDB2 para visualizar no SmartPlant FreeReview ou a solução de visualização de alta funcionalidade da Intergraph, o SmartPlant Review.

SmartPlant FreeViewO visualizador gratuito de arquivos .VUE possui um conjunto completo de controles de navegação na tela para fácil utilização, permitindo que até mesmo os usuários mais casuais consigam caminhar através de modelos 3D complexos sem a necessidade de treinamento específico. O teclado de navegação é igualmente simples. Um eixo de orientação é exibido na imagem para auxiliar o usuário a manter a direção. Além disso, o SmartPlant FreeView também possui um comando de medição de superfície para exibir a distância exata entre objetos.

Vlad Savulian, líder de sistemas de engenharia da AMEC Natural Resources e um dos muitos profissionais envolvidos nos requisitos de um visualizador .VUE gratuito, disse que o SmartPlant FreeView beneficiará empresas de todos os tamanhos, especialmente aquelas que colaboram em megaprojetos.

“Em projetos de areias petrolíferas no Canada, a AMEC trabalha com um grande número de clientes, parceiros e subcontratados que podem ser beneficiados com a visualização de um modelo 3D”, disse Savulian. “Com o SmartPlant FreeView, eles poderão navegar facilmente pelo modelo da planta, visualizar propriedades, fazer comentários sobre o que ele veem ou questionar aquilo que não entendem. Com o lançamento do SmartPlant FreeView, estaremos aptos a expandir as funcionalidades de revisão de projeto para mais pessoas”, completou.

Gerhard Sallinger, presidente de Process, Power & Marine da Intergraph, concordou, dizendo que “o SmartPlant FreeView permite que os clientes e seus fornecedores possam aumentar a produtividade e competitividade sem aumentar os custos. O uso no SmartPlant 3D e SmartMarien 3D dobrou nos últimos dois anos. Junto ao tremendo crescimento, vem junto também a necessidade de uma grande variedade de usuários, como projetistas, engenheiros, construtores, operadores e equipes de manutenção, e todos visualizarão esses modelos 3D complexos”.