Nos meses de janeiro, fevereiro e março, 388,13 km² de áreas de alerta de desmatamento e degradação foram identificados pelo Deter, o sistema baseado em imagens de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) destinado a orientar a fiscalização na Amazônia Legal. O número representa a soma dos alertas verificados no primeiro trimestre do ano.

Entre novembro e abril, que consiste na época de chuvas na Amazônia e se torna mais difícil a observação por satélites devido à intensidade de nuvens que cobrem a região, o Inpe divulga os resultados do Deter agrupados por bimestre, embora o sistema mantenha durante todo o período sua operação regular e o envio dos dados ao Ibama, responsável pela fiscalização. A pedido do Ministério do Meio Ambiente (MMA), desta vez o Inpe divulga o dado de março agrupado ao do primeiro bimestre.

Os pontos amarelos indicados nos mapas abaixo mostram a localização dos alertas emitidos pelo Deter. Em rosa, áreas que estiveram cobertas por nuvens no período analisado.

Deter_Janeiro2012
Mapa de alertas de janeiro, mês em que a cobertura de nuvens impediu a observação de 85% da Amazônia
Deter_Fevereiro2012
Mapa de alertas de fevereiro, mês em que a cobertura de nuvens impediu a observação de 57% da Amazônia
Deter_Marco2012
Mapa de alertas de março, mês em que a cobertura de nuvens impediu a observação de 55% da Amazônia

Em função da cobertura de nuvens variável de um mês para outro e, também, da resolução dos satélites, o Inpe não recomenda a comparação entre dados de diferentes meses e anos obtidos pelo sistema. A cada divulgação sobre o sistema de alerta Deter, o Inpe apresenta ainda um relatório de avaliação amostral dos dados. Os relatórios, assim como todos os dados relativos ao sistema, podem ser consultados na página do Deter.