OpenStreetMaps 2012 Wikipedia passa a usar OpenStreetMap em aplicativos móveisA Wikipedia parou de usar o Google Maps em suas aplicações móveis para os sistemas Android e iOS da Apple, e escolheu o serviço OpenStreetMap como substituto. A enciclopédia online mais popular optou por renunciar do Google Maps para reforçar seu compromisso com softwares livres.

Nos últimos meses, muitos entre os principais clientes do Google Maps estão deixando de utilizar o serviço de mapas online. Empresas como a Apple já anunciaram que não iriam mais usar o sistema do Google. A razão principal parece ser a mudança na política de concessão da API por parte da companhia. A empresa passou a cobrar por esse uso, e alguns clientes estão buscando outras alternativas.

Segundo informações do veículo Techcrunch, o real motivo da mudança não se dá devido aos custos, mas sim pela Wikipedia ser uma organização sem fins lucrativos, e que prefere manter a filosofia de suporte ao software livre, sendo mais conveniente utilizar um sistema aberto, como o OpenStreetMap, para suporte a seus aplicativos móveis.

Saiba mais sobre iniciativas e serviços de mapas online.