A Trimble, fornecedora de soluções para posicionamento, anunciou na última semana a aquisição da Gatewing, empresa com sede na Bélgica, fabricante de veículos aéreos não tripulados (Vants) de baixo peso para fotogrametria e mapeamento rápido do terreno.

Veículos aéreos não tripulados, aliados à fotogrametria, representam uma tecnologia emergente que fornecem uma plataforma inovadora e flexível para a aquisição de imagens aéreas. Fáceis de usar, os Vants fornecem aos usuários a capacidade de criar ortofotos e Modelos Digitais de Superfície a partir de imagens aéreas em áreas de tamanho médio, recursos anteriormente acessíveis apenas a custos mais elevados e com longos ciclos de planejamento.

Veículo aéreo não tripulado X100

Produtos da Gatewing incluem o Vant X100 e o software Stretchout para processamento e análise de imagens digitais. O X100 é um veículo leve, de apenas 2kg, que permite aquisição de imagens de maneira rápida e simples. Contém GPS integrado, sistema inercial, rádio e uma câmera de 10 megapixels. Combinado com o tablete Yuma da Trimble, é  possível predefinir uma área de abrangência para o voo, automatizado tanto na decolagem quanto no pouso.

Com o Vant, o terreno é mapeado através de rotas paralelas e consecutivas, tomadas pela câmera e que se sobrepõem durante o voo. A estação de controle terrestre é usada para monitorar a missão, permitindo interromper o voo se necessário. O produto final consiste em um número de imagens digitais que são etiquetados com as coordenadas do GPS.

Concebido para ser intuitivo e fácil de usar, o software desktop Gatewing Stretchout automatiza o processamento de imagens para entregar ortofotos georreferenciadas e modelos digitais de superfície precisos. Como uma alternativa para o software de desktop, os usuários podem fazer upload de imagens para a solução Gatewing na nuvem, que processa automaticamente as imagens com base nos requisitos dos usuários. Depois de algumas horas, os usuários podem baixar suas ortofotos e modelos digitais diretamente do servidor em nuvem, incluindo comentários sobre os resultados.

A Gatewing será integrada ao segmento de Engenharia e Construção da Trimble. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.