Conecte-se com as últimas novidades das geotecnologias no MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, de 29 a 31 de maio em São Paulo

Por Alexandre Scussel, Eduardo Freitas e Viviane Prestes

Dividir o pão, contar histórias ao redor de uma fogueira, registrar caçadas nas paredes das cavernas. O ato de compartilhar é inerente ao ser humano e vem acompanhando nossa sociedade desde as primeiras civilizações. Talvez, este seja o principal fator do sucesso de nossa espécie: a divisão do conhecimento, geração após geração, o que nos trouxe até os bytes de hoje.

Com a internet, as redes sociais e a alta velocidade nas várias formas de comunicação, o volume de informações compartilhado ao longo de um dia supera muito todos os dados já trocados em séculos de evolução. Mas, com toda essa gama de informações, como separar o joio do trigo e acessar exatamente o que é importante?

Aí que entram os encontros entre stakeholders de um setor, nos quais estão presentes representantes de todos os extratos, desde o usuário até os presidentes de companhias, passando pelos especialistas, gestores e produtores. Afinal, todos têm que tomar decisões em seu dia-a-dia e, para isso, precisam de informações atualizadas. Mesmo com todas as facilidades da internet, hoje, um evento desse tipo é uma experiência única, sendo a principal plataforma para conhecer as novidades e tendências do mercado, atualizar-se profissionalmente e, principalmente, fazer o famoso “networking”.

Além do fator social do intercâmbio de informações, a questão técnica envolve a utilização de padrões para que os dados geoespaciais sejam compartilhados de forma plena entre os vários níveis de usuários. Afinal, não basta produzir informação de qualidade, mas sim garantir que ela seja compartilhada entre todos os interessados.

Serviços integrados de informação geoespacial devem permitir a qualquer usuário pesquisar, identificar e acessar os dados provenientes de diversas fontes, desde o nível local até o global, de modo interoperável. Durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, que vai acontecer de 29 a 31 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), o tema “compartilhar informações para um mundo melhor” será a tônica das discussões. Serão fóruns, seminários, cursos, workshops, encontros de usuários e uma feira de produtos e serviços onde estarão reunidos representantes de toda a comunidade de geotecnologia do Brasil e da América Latina. Conecte-se!

Quatro fóruns, sete seminários e muita interatividade

Seguindo a premissa do evento, que desde sua criação estimula a interatividade e cooperação entre seus participantes, o MundoGEO#Connect LatinAmerica vai realizar fóruns e seminários, visando proporcionar espaços em que a construção do conhecimento colaborativo na área geoespacial estará sempre em pauta.

Fórum Internacional Geotendências: Durante todo o primeiro dia do evento, os participantes do fórum irão conhecer a opinião de executivos internacionais das principais empresas e instituições de geotecnologia sobre as tendências no compartilhamento de informações espaciais para os próximos anos. Para apresentar as principais iniciativas e desafios de implantação de projetos mundiais de Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE), com destaque para a América Latina, estarão presentes representantes da Global Geospatial Information Management – ONU (GGIM), do Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Geoespaciais das Américas (CP-Idea) e do Instituto Panamericano de Geografia e História (IPGH). A fim de debater junto com o público o futuro do GIS, já confirmaram presença Ola Rollen do Grupo Hexagon, Luiz Bermudez do Open Geospatial Consortium (OGC) e Clinton Libbey, do Google Enterprise. Em relação ao futuro dos sistemas GNSS, executivos da Trimble, Septentrio, Leica Geosystems e Topcon irão demonstrar o que vai melhorar para os usuários do GPS, Glonass, Compass e Galileo em relação à qualidade de dados e produtividade nos levantamentos. Finalizando este fórum internacional, grandes companhias internacionais provedoras de imagens, como DigitalGlobe, GeoEye, Telespazio e RapidEye, estarão representadas, debatendo o futuro do sensoriameno remoto. Este fórum terá tradução simultânea para o português, espanhol e inglês.

Fórum Soluções Geoespaciais para Inteligência e Defesa: Especialistas e usuários estarão reunidos no segundo dia do evento para apresentar e debater as soluções geoespaciais utilizadas para segurança das fronteiras, combate ao tráfico, evasão de divisas e contrabando, monitoramento e alerta de desastres naturais, além dos planos de contingência no caso de acidentes. Através de aplicações e projetos, os participantes irão perceber a importância da utilização de geotecnologias para a prevenção e resposta a acidentes, crimes e emergências.

Fórum Soluções Geoespaciais para Governo: No dia 31 de maio, especialistas de diversos órgãos governamentais estarão reunidos para apresentar e debater soluções baseadas em geotecnologias, especialmente nas questões relacionadas ao efetivo compartilhamento das informações entre a administração pública e a sociedade, para múltiplas aplicações. Além disso, em um dos momentos será abordado como as geotecnologias estão sendo usadas pelo governo federal para planejamento, controle e monitoramento das obras de infraestrutura.

Fórum Padrões OGC: Este fórum vai fornecer uma visão geral sobre o OGC e uma introdução aos padrões mais populares, incluindo codificações e serviços, além de recomendações para a construção de IDEs. A apresentação ficará por conta de Luiz Bermudez, Diretor de Certificação de Interoperabilidade do OGC.

Seminário VANTs & Aerofotos: A qualidade, preços, prazos e opções de produtos obtidos por sensores ópticos, laser e radar vêm aumentando cada vez mais o uso e as potencialidades de seus produtos. Somada a isto, a invasão dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) configura mais uma opção para imageamento. Para debater estes temas, empresas e organizações do setor já confirmaram a presença de seus representantes.

Seminário Qualidade de Dados Geoespaciais: Para um projeto de qualidade, dados padronizados, integrados e de qualidade! Seguindo esta premissa, o MundoGEO#Connect LatinAmerica vai trazer especialistas para debater e fazer uma análise completa sobre a importância da normatização, padronização, modelagem e integração de dados geoespaciais. Representantes de instituições públicas e empresas privadas envolvidas com qualidade de dados vão tratar sobre leis, especificações, controle, validação e transformação de dados geoespaciais.

Seminário GNSS & Automação Topográfica: Para mostrar resultados, debater as tendências e apresentar o estado da arte na área de topografia automatizada, especialistas e usuários estarão reunidos no dia 30 de maio. O seminário vai acontecer durante todo o dia, e seus debates vão estar focados no uso de receptores GNSS, estações totais e laser scanners nas grandes obras de engenharia e infraestrutura. Junto com nomes importantes que estão à frente de grandes projetos e empresas, os participantes vão conhecer as características e estado atual dos sistemas globais de navegação por satélite GPS, Glonass, Galileo e Compass, além das novidades em sistemas de aumentação, RTK, PPP, NTRIP, etc.

Seminário Imagens de Satélite: Para demonstrar e debater tecnologias, aplicações e tendências das imagens de satélite, especialistas vão estar reunidos no dia 31 de maio. Neste seminário, serão apresentadas as características dos sensores orbitais disponíveis e os lançamentos de satélites previstos para os próximos anos, com aplicações nas áreas de meio ambiente, energia, óleo & gás, mineração, agricultura, florestal, infraestrutura e gestão territorial. Já estão confirmados profissionais de várias empresas e órgãos públicos.

Seminário GIS & GeoWeb: O que o futuro reserva para os Sistemas de Informação Geográfica (GIS)? No terceiro dia do evento o público vai poder conhecer os aspectos do GIS desktop, 3D, móvel e na nuvem, e como o futuro desta tecnologia vai impactar o dia-a-dia dos profissionais e das empresas. Especialistas que estão à frente de grande projetos e empresas, como Nokia Maps e Google Enterprise, irão abordar questões de armazenamento, análise e compartilhamento de dados, além dos desafios na implantação de um GIS corporativo.

Seminário Cadastro de Imóveis Rurais: Para apresentar e debater de maneira franca o
georreferenciamento e certificação de imóveis rurais, representantes do setor público, empresas e profissionais estarão presentes no seminário. Neste espaço, o público vai ter a oportunidade de dirimir dúvidas diretamente com especialistas da área. Primeiramente serão demonstrados os novos serviços online do Incra, além das questões sobre os prazos e requisitos para Certificação de imóveis rurais. Em outras sessões, será possível debater sobre a participação efetiva dos Cartórios de Registro de Imóveis na aprovação da Certificação, além da integração do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR) com o Imposto Territorial Rural (ITR).

III Seminário Google Earth e Maps para Empresas: Em paralelo ao MundoGEO#Connect Latin-
America, este seminário vai apresentar soluções Google para empresas, relatadas por especialistas e usuários. Nas duas primeiras edições, o evento atraiu centenas de profissionais e usuários, que puderam conhecer aplicações de sucesso das ferramentas geoespaciais do Google. Em 2012, na sua terceira edição, o seminário vai trazer executivos da Google no Brasil e no exterior, além de representantes da LBS Local, IPNet, GeoEye Brasil, Centro de Operações do Rio de Janeiro e Instituto de Geociências Aplicadas de Minas Gerais.

Oito cursos em três dias

O MundoGEO#Connect LatinAmerica também será uma ótima oportunidade para quem tem interesse em se atualizar em um assunto ou tecnologia, através de mini-cursos que vão durar todo o dia.

No dia 29 de maio será a vez do geomarketing e suas aplicações, com conceitos de marketing espacial e seus principais usos através de GIS, com apresentação de José Augusto Sapienza Ramos, pesquisador e coordenador-técnico no Laboratório de Geotecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ainda no mesmo dia, o GIS para Gestão Municipal será apresentado por Flavio Yuaca, especialista em geoprocessamento que trabalha na Prefeitura de Goiânia. Este treinamento foi criado especialmente para profissionais que atuam em prefeituras e desejam conhecer o potencial dos sistemas baseados em geotecnologias. Seguindo na agenda, haverá um curso que trará uma introdução objetiva à tecnologia de sensoriamento remoto, abordando as imagens ópticas, radar ou laser, obtidas através de veículos orbitais ou aerotransportados, que será apresentado por Luiz Eduardo Vicente, especialista da Embrapa Monitoramento por Satélite. Para fechar o dia, Roberto Tadeu Teixeira vai falar sobre georreferenciamento de imóveis rurais, com as melhores práticas para a certificação rápida e legal de propriedades. Segundo ele, “o curso irá proporcionar maior segurança ao profissional, ao executar os trabalhos visando a Certificação pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), não correndo riscos de responder processo administrativo, civil e criminal caso os trabalhos sejam mal elaborados”.

As Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) têm se tornado cada vez mais necessárias para a crescente demanda por informações geoespaciais. Países de todo o mundo, visando o desenvolvimento nacional, estão consolidando suas próprias iniciativas. Em vista dessa constatação, a organização do evento, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), propõe uma série de cursos sobre o tema. No primeiro dia, representantes do IBGE estarão presentes para falar sobre os principais conceitos sobre a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde). Já no segundo dia o assunto será o acesso e a disseminação dos geoserviços, enquanto no terceiro serão abordados os padrões e metadados para a Inde. No dia 30 de maio, a Diretoria de Serviço Geográfico do Exército (DSG) apresentará um treinamento completo sobre a Inde, abordando os tipos e as características do dados geoespaciais; os padrões previstos para os dados oficiais; como estão estruturadas as informações; entre outros tópicos.

Feira de produtos e serviços

Além dos seminários, workshops e cursos, o MundoGEO#Connect LatinAmerica conta com uma feira de produtos e serviços, inteiramente focada no setor de geo. A entrada na exposição é gratuita, mas o credenciamento (http://bit.ly/GXa3O2) deve ser feito antecipadamente. Além de evitar filas no dia do evento, o registro antecipado no evento irá garantir a participação do visitante no sorteio de três navegadores GPS da Garmin.

Para Rafael Guandalini, diretor de marketing da Alezi Teodolini, a feira do MundoGEO#Connect proporciona o feedback direto dos consumidores, além do contato com clientes e fornecedores de alto escalão. Ele ainda adianta algumas novidades que a empresa está preparando para este ano. “Para 2012, além das já habituais apresentações de novos produtos, que não serão poucos, temos também uma ótima surpresa: um segundo estande na feira, com novas opções para o público consumidor, graças a uma parceria que ainda está sendo desenvolvida. Com certeza, quem estiver presente vai gostar”, afirma o diretor.

Além dessas novidades, a feira de produtos e serviços do MundoGEO#Connect LatinAmerica contará com a presença de multinacionais – por meio de representantes locais -, como a Google Enterprise, divisão de produtos corporativos da gigante global; Trimble e Hexagon, grupos que atuam em vários setores da indústria geoespacial; DigitalGlobe e GeoEye, provedoras de imagens de satélites de altíssima resolução; entre outras.

Na primeira edição do MundoGEO#Connect, realizada em junho de 2011, a feira contou com a presença de mais de 1,8 mil participantes e 30 empresas expositoras. Iara Musse Felix, diretora da Santiago & Cintra Consultoria, explicou, em entrevista ao MundoGEO, as inovações que a empresa levou ao evento. “Uma novidade importante [para uma vasta gama de setores] é o que chamamos de Brasil Atual, já que pela primeira vez é possível você ter imagens, em um período de 12 meses, que cobrem todo o país com resolução de cinco metros”, conta. Para este ano, a empresa vai apresentar ainda mais novidades ao mercado.

Quem visitar a feira também poderá participar de workshops e encontros de usuários, como o 2º Encontro de Usuários do FME no Brasil, que faz parte do FME World Tour 2012.

Prêmio

O Prêmio MundoGEO#Connect tem como objetivo reconhecer profissionais, instituições, empresas e marcas de destaque no setor. Entre as novidades desta edição do prêmio, que conta com novas categorias, está o patrocínio da Garmin, fabricante global de navegadores GPS.

Prêmio

O prêmio tem algumas mudanças em relação à edição anterior. Para a segunda versão, foram recebidas várias sugestões, e algumas delas já se tornaram novas categorias, como o melhor perfil no Twitter sobre geotecnologia e a melhor empresa júnior do setor.

Na primeira fase de votação do Prêmio MundoGEO#Connect 2012, os usuários, especialistas e tomadores de decisão vão indicar quais devem ser os cinco finalistas de cada categoria. A segunda fase da votação será realizada até o fim de abril, quando a comunidade poderá escolher o vencedor para cada categoria.

Na primeira edição do Prêmio MundoGEO#Connect, realizada em junho de 2011, um dos destaques foi Luiz Paulo Souto Fortes, na época diretor de geociências do IBGE, que levou o prêmio de profissional da década no setor de geotecnologia. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) também foi reconhecido, como melhor instituição de ensino e pesquisa, e a empresa Engemap foi escolhida pela comunidade como a companhia com maior presença online.

O Centro de Convenções Frei Caneca, onde será realizado o evento, fica a seis quadras da Avenida Paulista, a uma quadra da praça Contos Fluminenses e duas quadras do Cemitério da Consolação. Do aeroporto de Congonhas ao evento são 10,5 quilômetros – cerca de 17 minutos com trânsito fluindo. Já a distância do aeroporto de Guarulhos ao evento é de aproximadamente 30 quilômetros, o que representa cerca de 35 minutos com trânsito bom. O MundoGEO#Connect LatinAmerica conta com o apoio da agência Almax Viagens e Negócios, que apresenta várias opções de hotéis próximos ao local do evento. Veja mais em http://goo.gl/6tmlH.

Muitas opções de lazer e turismo estão disponíveis na região próxima ao local onde será realizado o MundoGEO#Connect LatinAmerica. No shopping Frei Caneca há várias salas de cinema e um teatro, com peças mais voltadas para a comédia. A poucas quadras dali fica o Museu de Arte de São Paulo (Masp), um ponto obrigatório para quem vai a São Paulo, e para os amantes do futebol tem o Pacaembu a poucos minutos de taxi.

Perto do fogo …

Assim como nas antigas rodas de conversa ao redor de uma fogueira, os três dias de MundoGEO#Connect vão reunir a comunidade do setor de geotecnologia do Brasil e da América Latina para apresentar os casos de sucesso do passado, avaliar as ferramentas do presente e debater os rumos que a indústria está tomando para o futuro. Tudo isso em um ambiente interativo, acolhedor mas, principalmente, focado na realidade local, na resolução de problemas da nossa região e no tema do encontro.

Vamos juntos compartilhar informações para termos um mundo melhor?