Além do fator “social” do intercâmbio de informações – que nos impele a reunir pessoas com interesses comuns ao redor de uma mesa para debater, planejar ou apenas jogar conversa fora -, as questões técnicas envolvem a utilização de padrões para que os dados e serviços geoespaciais sejam compartilhados de forma plena entre os vários níveis de usuários. Afinal, não basta produzir informações de qualidade e integrá-las de forma correta, mas sim garantir que elas sejam pesquisadas, acessadas e compartilhadas entre todos os interessados.

O tema “compartilhar informações para um mundo melhor” será a tônica do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, que vai acontecer de 29 a 31 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Serão fóruns, seminários, cursos, workshops, encontros de usuários e uma feira de produtos e serviços, onde estarão reunidos representantes de toda a comunidade.

Assim como nas antigas rodas de conversa ao redor de uma fogueira, os três dias de MundoGEO#Connect vão reunir a comunidade do setor de geotecnologia do Brasil e da América Latina para apresentar os casos de sucesso do passado, avaliar as ferramentas do presente e debater os rumos que a indústria está tomando para o futuro. Tudo isso em um ambiente interativo, acolhedor mas, principalmente, focado na realidade local, na resolução de problemas da nossa região e no objetivo do encontro. Vamos compartilhar juntos?

Eduardo Freitas
Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG
Editor da revista InfoGEO
eduardo@mundogeo.com


Novas seções

Esta edição da revista MundoGEO inaugura duas novas seções. No caderno IDE#Connect você vai encontrar as informações mais atualizadas sobre Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) e gerenciamento da informação geoespacial em várias regiões do mundo. Já a coluna Laser Scanner 3D será um espaço onde Rovane Marcos de França, professor de geodésia e georreferenciamento do IFSC e consultor da Vector Geo4D vai falar sobre o escaneamento a laser terrestre. Veja também, nesta edição, uma entrevista com Luiz Bermudez, diretor de certificação de interoperabilidade do OGC, e a primeira matéria da série com pesquisas sobre geotecnologia, que mostra um extrato do mercado de sensoriamento remoto no Brasil e na América Latina.