Parte 5 : Como Criar uma Construção

Nesta edição, a MundoGEO dá continuidade à série de Tutoriais sobre o Google Map Maker iniciada na edição 63 da revista InfoGEO.

1. Entre no Google Map Maker (www.google.com/mapmaker) e faça login na sua conta do Google.

2. Exiba a área de interesse para a qual deseja adicionar, modificar ou moderar mapas no Google Map Maker. Nos tutoriais anteriores foi demonstrado como criar um bairro e uma via local em Presidente Prudente (SP). Neste tutorial será demonstrado como criar uma construção, associando a ela o endereço completo. É importante ressaltar que somente dados de interesse público devem ser associados aos elementos. Por esse motivo, o exemplo adotado será o prédio onde está instalada a Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, localizada na Rua Eufrásio Toledo, 38, Jardim Marupiara. A figura a seguir mostra a planta do bairro fornecida pela Prefeitura Municipal.
Parte 5 - Como Criar uma Construção
3. Para verificar como ficaria a representação de edificações no Google Map Maker, clique na opção Mapa e observe o mapeamento colaborativo em andamento. Note que os mapeadores locais já iniciaram a vetorização de outras feições relevantes na área urbana e os nomes dos três maiores contribuidores aparecem no canto inferior direito da tela.

4. Clique na opção Satélite e dê zoom na imagem de satélite no entorno da área de interesse. Na opção Adicionar, clique sobre área (forma) com o botão esquerdo do mouse.

5. A partir da lista suspensa, escolha Construção, clique com o botão esquerdo do mouse para selecionar a categoria.

Parte 5 - Como Criar uma Construção

6. Clique com o botão esquerdo do mouse sobre os pontos da edificação, tomando como referência o telhado. Para finalizar a linha, pressione Enter. Para cancelar a vetorização pressione Escape. Edite os dados descritivos e os atributos alfanuméricos. Observe que não é possível associar o elemento à categoria Repartição Pública Estadual, pois no Google Map Maker só estão disponíveis duas alternativas, sendo uma delas federal e a outra municipal. Por esse motivo, será mantida a opção Construção, que é genérica.

7. Observe que outros atributos podem ser inseridos, tais como nome do logradouro, número da edificação, telefone, bairro (que no Google Map Maker é chamado de Localidade), cidade, estado e CEP. Ao finalizar o trabalho é importante justificar o motivo da edição; por exemplo, escolha na lista suspensa a opção “Adicionando detalhes”.

8. Salve o resultado e note que na figura aparece a mensagem “O elemento foi publicado com sucesso”. Os atributos associados ao elemento podem ser lidos clicando no símbolo pontual que se parece com um balãozinho vermelho.

9. Para saber como obter a URL e revisitar o elemento posteriormente ou compartilhar com outra pessoa, basta clicar em Link para esta Página, localizado próximo ao canto superior direito no Google Map Maker. O endereço completo será mostrado no navegador. Para reduzir a URL a poucos caracteres é sugerido acessar http://goo.gl. Outra alternativa é visitar o Google Maps e digitar, por exemplo, “Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais”.

10. Algumas edificações de interesse público são transferidas do Google Map Maker para o Google Maps, não só como POIs (Points of Interest) mas também como feições com a representação das construções. Para ilustrar isso sugere-se fazer uma busca no Google Maps com a expressão “FCT/Unesp”. O resultado obtido mostra a localização de três itens que atendem a busca realizada. Dos itens encontrados, um deles é o Prédio Administrativo onde funciona a Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Parte 5 - Como Criar uma Construção

Veja mais!

Este tutorial de “Introdução ao Google Map Maker” também está disponível em https://sites.google.com/site/arletemeneguette/tutorialgmm

Arlete Aparecida Correia MeneguetteArlete Aparecida Correia Meneguette

Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London). Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp – Campus de Presidente Prudente

arletemeneguette@gmail.com